Parlamentares prestigiam posse de novas secretárias de estado

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), participou juntamente com colegas parlamentares na tarde desta segunda-feira (5), da solenidade de posses da secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a arquiteta e urbanista Deborah Dias e da secretária de Estado da Transparência e Controle (SETC), a advogada Silvana Lisboa.  O evento aconteceu no auditório do Palácio do Governo.

Presidente da Alese, Jeferson Andrade

A ex-diretora-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Deborah Dias assume a vaga deixada pelo agora conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Carlos Felizola. Silvana Lisboa é servidora pública de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz),tendo  desempenhado diversos cargos executivos à frente do órgão.

Ao participar da solenidade, o presidente da Alese lembrou que agora o Governo do Estado conta com oito mulheres em cargos estratégicos do primeiro escalão. “São duas mulheres competentes que têm muito a mostrar no serviço público e a gente fica muito feliz em ver cada vez mais mulheres na política e com a iniciativa do governador em empossar essas duas servidoras eficientes na administração estadual”, ressalta Jeferson Andrade.

Deputada Áurea e deputado Garibalde

Também participaram do evento, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Garibalde Mendonça (PDT) e os colegas parlamentares Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), Maisa Mitidieri (PSD) e Áurea Ribeiro (Republicanos), além de secretários de estado, diretores de órgãos estaduais, colegas servidores, familiares e amigos das novas gestoras.

Segundo o deputado Garibalde Mendonça, “a posse de duas mulheres à frente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas e da Secretaria da Transparência e Controle  é muito importante para Sergipe. Eu já conhecia o trabalho delas em outras secretarias, mostrando competência e com isso só temos que torcer pelo desenvolvimento do estado”.

O deputado Dr. Samuel Carvalho parabenizou o governador Fábio Mitidieri pela iniciativa.

Deputado Dr. Samuel Carvalho

“Talvez Sergipe seja um doas estados que tenha maior participação feminina em pastas importantes. Desejo sucesso a ambas e estarei na Assembleia Legislativa sempre a disposição”, diz.

“São mais duas mulheres que assumem pastas importantes, mostrando a valorização no governo de Fábio Mitidieri e isso me deixa muito feliz porque há muito tempo a gente não tem visto tanto espaço para as mulheres e isso só fortalece a luta e a valorização das mulheres pelo espaço delas e só temos a agradecer ao governador pela iniciativa”, complementa a deputa Maisa Mitidieri.

Para a deputada Áurea Ribeiro, “o governo de Fábio Mitidieri dá muita ênfase às mulheres e nós agradecemos por as mulheres estarem cada vez mais ocupando espaços com muita sabedoria e responsabilidade”, enaltece.

Capacidade técnica

Deputada Maisa Mitidieri

O governador Fábio Mitidieri destacou a capacidade técnica das novas secretárias.

“É gratificante contar com um time de secretariado que valoriza a importância das mulheres em cargos executivos; as mulheres, nesta gestão, seguirão sendo valorizadas e respeitadas no ambiente público, porque elas têm o direito de ocupar o espaço que quiserem, inclusive na política. As duas secretárias possuem capacidade técnica e uma vasta experiência na gestão pública e chegam para somar à nossa missão de desenvolvimento em prol da sociedade sergipana”, afirma.

As secretárias agradeceram a oportunidade e destacaram a disposição para assumir os novos desafios. Silvana Lisboa observou a questão da transparência.

Advogada Silvana Lisboa é empossada

“Me sinto muito honrada com o convite feito pelo governador do estado. Estou empolgada com essa nova secretaria que traz um conteúdo em si, de transparência, pois são todas as ouvidorias nela e isso é muito importante para o diálogo e o acompanhamento pelo cidadão, como também o controle que se antecipa a qualquer fato de irregularidade. Pra mim é motivo de satisfação estar assumindo essa secretaria e vou dar o meu melhor para que ela cresça aos olhos do governador e da população do estado de Sergipe”, reitera.

De acordo com Deborah Dias, o momento é de grande alegria e desafios.”Isso porque trata-se de uma secretaria nova agora no governo de Fábio Mitidieri; a gente vai ter que reestruturar e colocar para funcionar; a intenção nossa é transformar Sergipe em um estado cada vez mais sustentável”, adianta.

Arquiteta Deborah Dias

Ela disse ainda que “a pasta do Meio Ambiente tem um impacto essencial para nossa sociedade e comprometo-me a desenvolver ações vigorosas e urgentes para preservá-lo por meio do fortalecimento de políticas públicas”.

Fotos: Jadilson Simões/Alese