Parlamentares prestigiam assinatura de ordens de serviço em Itabaiana

20/5/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado estadual Luciano Bispo, esteve nesta sexta-feira (20) no município de Itabaiana para acompanhar a assinatura de ordens de serviço pelo Governo do Estado prevendo obras de pavimentação e iluminação nos acessos aos povoados Carrilho, Bom Jardim e Barro Preto.

“É uma obra importante e valiosa para os nossos povoados. Aqui você vê que é o centro da castanha. Quem não conhece a castanha do Carrilho? Então isso aqui pode se tornar um ponto turístico ou um ponto de negócio para todos os sergipanos, para todo o Brasil, além de geração de emprego e renda porque vai ter um escoamento muito mais fácil. Eu quero aqui agradecer o governador Belivaldo Chagas”, declarou o presidente da Alese.

Deputado Francisco Gualberto participa de solenidade

Quem também prestigiou o evento foi o deputado estadual Francisco Gualberto, que destacou a importância da realização de investimentos na cidade de Itabaiana, tendo em vista a posição estratégica que o município ocupa na economia sergipana.

“É uma característica do Governo Belivaldo distribuir obras em todo o Estado de Sergipe. Itabaiana, como cidade importante que é, e tendo lideranças políticas importantes como Luciano Bispo, é um verdadeiro incentivo para que o Governo do Estado faça muitos investimentos em Itabaiana como vem fazendo. Essa obra é mais uma obra feita em Itabaiana pelo Governo do Estado”, complementou Gualberto

A deputada estadual Maria Mendonça relembrou que apresentou proposições na Assembleia Legislativa de Sergipe tratando sobre melhorias nas estradas que ligam os povoados à cidade de Itabaiana.

“Fizemos indicação na Assembleia Legislativa de Sergipe na antepenúltima legislatura, na penúltima e nesta mostrando a importância de arrumar essa estrada para o escoamento. Carrilho projeta Itabaiana e Sergipe para o Brasil. Não pode os castanheiros estarem sofrendo e a população que precisa transitar nessa estrada”, defendeu a parlamentar.

O deputado estadual Adailton Martins mencionou a posição de destaque que o povoado Carrilho ocupa para a produção de castanhas do Estado, elogiando as melhorias anunciadas pelo Governo.

“Mais uma obra do Governo do Estado. Uma obra importante, uma região importante. Aqui em Carrilho temos a produção de castanha. O governador sensível a isso fez esse acesso, que estavam precisando. Vim aqui prestigiar também o amigo, presidente Luciano Bispo. Eu vim prestigiar ele e o governador do Estado”, relatou Adailton.

Deputada Maria Mendonça discursa durante evento

Em conversa com a equipe de reportagem da Agência de Notícias Alese, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, falou sobre os benefícios que as obras trarão para a população local quando elas forem finalizadas.

“Principalmente por conta dessa produção que a gente tem aqui de castanha. Não importa de onde vem o caju, o que importa é que o Brasil come a melhor castanha do país, que sai do Carrilho. Seja no Rio de Janeiro, na Atalaia ou Salvador. Eu vim aqui conhecer o Carrilho e trazer essa obra extremamente importante atendendo um pedido do meu amigo e irmão Luciano Bispo”, explicou.

Obras

As obras contemplam uma extensão de 11,03 quilômetros, com investimento total de R$ 13.493.747,77 através do programa Pró-Rodovias II. Deste total, R$ 5.859.287,91 são referentes à obra para acesso ao Povoado Carrilho, com 3,39 km. Já para o acesso aos povoados Bom Jardim e Barro Preto serão investidos R$ 7.634.459,86 em 7,64 km de extensão.

“São três obras em um único contrato, que foi Carrilho, Bom Jardim e Barro Preto. Isso faz parte do Pró-Rodovias II. Está contemplado no financiamento junto ao Banco do Brasil, financiamento este que até o momento não foi assinado. Mas em função do prestígio que a Alese e principalmente através do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, detém junto ao Governo do Estado, foi liberada essa obra através de recursos próprios. Caso venha a ser assinado o financiamento junto ao Banco do Brasil, pagar-se-á o dinheiro do financiamento. Caso não, o dinheiro já está devidamente carimbado para essa obra”, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.

Associação Itabaianense de Universitários

Na ocasião, o presidente Luciano Bispo fez a entrega de um automóvel à Associação Itabaianense de Universitários, instituição responsável por realizar o transporte dos estudantes da região Agreste sergipano a Aracaju e Lagarto para estudar.

Presidente Luciano Bispo entrega veículo a Associação de Universitários

“Eu, como prefeito, sempre ajudei os universitários. E agora, como presidente da Assembleia, todo ano coloco subvenção. Agora, eles conseguiram comprar um carro e colocamos mais dinheiro esse ano para que possam ter uma vida tranquilo já que o município não dá o transporte. Nós procuramos ajudar da melhor forma possível”, ponderou Luciano Bispo.

Para Michel Tavares, presidente da Associação, o veículo vai auxiliar principalmente em situações de emergência. Quando algum ônibus quebra na estrada, por exemplo, é preciso deslocar uma equipe para o local para fazer a manutenção.

“O veículo vai nos auxiliar na compra de peças e as principais compras são na capital. Ele também vai nos auxiliar em relação a um socorro uma vez que ocorre às vezes quebra de veículo na estrada e a gente tem que se deslocar com ônibus e com mecânico para realizar esse auxílio”, finalizou.

Foto: Jadilson Simões