As atividades referentes às sessões parlamentares de 2026, após o recesso constitucional, foram reiniciadas na manhã desta segunda-feira (2), no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com a mensagem do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade (PSD). Na oportunidade, os deputados estaduais receberam o Relatório das Atividades de 2025, uma publicação elaborada pelo Governo Estadual com as ações desenvolvidas pelas secretarias e órgãos, reafirmando o compromisso da gestão com o cumprimento dos projetos e metas estabelecidas no Plano Estratégico 2023-2026.
O presidente Jeferson Andrade destacou que o Governo Estadual tem sido um parceiro muito forte da Alese, encaminhando vários projetos importantes. “Além dessa parceria com o Governo do Estado, destacamos vários projetos importantes dos deputados da situação e da oposição. Estamos voltando com a energia renovada, apesar de termos rodado o estado nesse período de recesso. Ano passado aprovamos muitos projetos e agora, em 2026, teremos muitos outros, pois é um estado que tem uma receita muito boa e pode investir bastante na sua infraestrutura, refletindo com o governador quanto ao que pode ser melhor para o nosso povo e para o nosso estado, pois temos um governo bastante seguro”, afirma.
Na abertura dos trabalhos legislativos, Jeferson Andrade ressaltou que a Alese se compromete mais uma vez com a gestão do governador Fábio Mitidieri. “Nós contamos com cada vez mais projetos enviados pelo Governo do Estado que beneficiem a população sergipana, assim como foram nesses últimos três anos. Eu tenho certeza de que, mais uma vez, com essa estrutura do Governo, com os projetos sociais desenvolvidos pela Secretária de Assistência Social, Inclusão e Cidadania de Sergipe, Érica Mitidieri, e com todo o avanço que Sergipe vem mostrando, destacando o trabalho de todo o secretariado e dos deputados de situação e oposição, poderemos continuar trazendo o desenvolvimento para o nosso querido Sergipe. Contamos com o apoio de todos e agradeço a presença do governador do estado à Casa do Povo. É com grande prazer que nós voltamos à nossa Casa para debatermos assuntos de interesse do nosso povo”, observa.
Parceria e gestão
Durante entrevista à imprensa, Fábio Mitidieri agradeceu à Assembleia Legislativa pela parceria de sempre. “A gente veio aqui hoje com muita alegria fazer o discurso de abertura dos trabalhos nessa parceria que existe entre os poderes Legislativo e Executivo. Que seja um ano de muita prosperidade e de muitas entregas, porque a população espera isso de nós. Independente de ser um ano eleitoral, é mais um ano de gestão e a gente tem que ter um ano de 2026 de muitas entregas em todas as áreas, a exemplo de saúde, educação, segurança, turismo, cultura, agricultura e assistência social. O Governo tem um planejamento que precisa continuar sendo bem executado, como foi nesses três anos. Hoje a gente fala do que foi 2025, dos três primeiros anos e do que a gente tem de expectativa para 2026”, ressalta.
O governador elencou algumas prioridades para este ano com avanço das políticas públicas dentro do planejamento. “Na área de infraestrutura, temos o início da ponte Aracaju/Barra; temos o início da Adutora do Leite, da obra do Guajará, a conclusão do viaduto do Complexo Senadora Maria do Carmo. Na Assistência Social, a gente continua ampliando os programas de Governo: Prato do Povo, CNH Social, CNH do Caminhoneiro; enfim, ações relevantes, com um trabalho constante de qualificação de mão de obra na área do trabalho, para que a gente continue com esse índice positivo da menor taxa de desemprego da nossa história e, pela primeira vez, mais carteiras assinadas; uma escola a cada 12 dias e, ainda este ano, o primeiro vestibular da Universidade Estadual (Unese), criada em dezembro de 2025 por meio de uma lei aprovada na Assembleia. É isso que a população espera de nós”, enfatiza, destacando o trabalho da Alese na aprovação de leis que contribuem para fazer Sergipe avançar, com destaque nacional em diversas áreas, como o estado mais seguro do Nordeste, o que possui as melhores rodovias e o que mais reduziu as desigualdades sociais no país.
Discurso
Na tribuna do Plenário Deputado Paulo Barreto de Andrade, o governador Fábio Mitidieri leu a Mensagem Governamental ao Poder Legislativo, expondo as diretrizes, prioridades e metas da administração estadual para o exercício de 2026. No início do discurso, pediu licença à Casa Legislativa para quebrar o protocolo e se dirigir, em primeiro lugar, a quem é o verdadeiro dono dos mandatos: a população sergipana.
“É a vocês, sergipanas e sergipanos de todas as regiões, que dedico minhas primeiras palavras de respeito e gratidão. Em 2025, Sergipe registrou novo recorde na arrecadação de tributos estaduais, alcançando R$ 6,72 bilhões, um crescimento de 8,91% em relação ao ano anterior. Se considerarmos o período entre 2022 e 2025, o aumento acumulado da arrecadação chega a 34,4%, um avanço expressivo alcançado sem qualquer aumento na alíquota do ICMS. Enquanto outros estados do Nordeste elevaram seus impostos nos últimos anos, Sergipe escolheu crescer com responsabilidade, eficiência na gestão e fortalecimento da atividade econômica, sem penalizar o contribuinte. Dito isso, saúdo o Excelentíssimo Senhor Presidente Jeferson Andrade, as senhoras e senhores parlamentares e todos os presentes. É com uma alegria sincera e a clareza da responsabilidade que retorno a esta Casa. Iniciamos 2026 com o espírito de união, compreendendo que o papel desta Assembleia é fundamental para que o trabalho que realizamos seja efetivo e chegue a cada lar sergipano como transformação positiva”, enaltece
Fábio Mitidieri disse que a parceria construída na Alese é baseada na cordialidade e no respeito mútuo. “Os senhores são, sem dúvida, coautores de cada conquista que Sergipe celebra hoje em todas as áreas da administração. Quero fazer um agradecimento de coração a cada deputado e deputada. A parceria que construímos aqui é baseada no respeito e na cordialidade, mesmo quando há divergências, o que é necessário para o processo democrático. Os senhores e senhoras foram e são fundamentais para que pudéssemos levar a saúde, o trabalho, a educação, a assistência e a infraestrutura a cada canto do estado; sintam-se, portanto, parte integrante de cada conquista. E temos muito o que comemorar. Ao longo dos últimos anos, consolidamos projetos e políticas públicas aprovadas por esta Casa, que impactaram de forma concreta e positiva a vida dos sergipanos”, diz, lembrando que a missão do governo sempre foi colocar as pessoas em primeiro lugar, especialmente na Saúde.

Relatório de Atividades 2025, distribuído com os deputados
“Ver o Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda finalizado, após um investimento de R$ 170 milhões, é um acalento que me emociona. É saber que o sergipano agora tem um espaço moderno para enfrentar esse momento tão difícil do tratamento oncológico com dignidade e perto da família. Unificamos esforços e políticas e, hoje, os programas Opera Sergipe e Enxerga Sergipe somam mais de 47 mil procedimentos realizados, devolvendo qualidade de vida e dignidade a milhares de sergipanos que antes aguardavam anos por atendimento. Esse cuidado com a vida se traduz na modernização da nossa rede de saúde. Investimos em novos tomógrafos e aparelhos de ressonância, fortalecendo o diagnóstico no Huse e levando, pela primeira vez, a ressonância magnética ao interior, no Hospital Regional de Itabaiana; implantamos, em 2025, o Centro de Hemodinâmica; inauguramos o Centro de Especialidades Médicas de Itabaiana; entregamos a primeira UTI do interior, em Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano; renovamos 100% da frota do Samu, garantindo mais agilidade e segurança no atendimento de urgência; e promovemos a retomada histórica dos transplantes em Sergipe, devolvendo esperança e qualidade de vida a centenas de famílias. Seguimos avançando com a implantação do Complexo Materno-Infantil Nossa Senhora de Lourdes, um projeto em andamento que ampliará o cuidado humanizado com mães e bebês sergipanos”, destaca.
Fábio citou aos parlamentares, secretários de Estado, autoridades dos Poderes constituídos, representantes de instituições públicas e convidados, várias ações desenvolvidas na sua gestão. Clique aqui para acompanhar todo o discurso. E finalizou citando o cantor e compositor Milton Nascimento: “Se muito vale o que já foi feito, mais vale o que será.”
Fotos: Athur D’Avila e Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese









































