logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Parceria entre Alese e Senado Federal promove a capacitação de servidores

2/6/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

Essa semana foi marcada por uma série de capacitações na Escola do Legislativo de Sergipe (Elese). Voltadas aos vereadores e servidores das Câmaras Municipais, os cursos são fruto de parceria entre a Assembleia Legislativa de Sergipe e o Senado Federal, através do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e do programa Interlegis. De acordo com a diretora da Elese, Isabela Mazza, a realização de projetos entre as instituições teve início em 2019.

Diretora da Elese, Isabela Mazza, participa de curso ofertado pelo ILB. Foto: Jadilson Simões

“Assim que cheguei na Elese, em 2019, eu descobri da existência da escola do legislativo do Senado, que se chama ILB. Dentro da entidade, existe um grande projeto, que é o Interlegis. Eu busquei um primeiro contato e, a partir disso, não paramos mais de desenvolver projetos em parceria. Em 2019, tivemos a visita do diretor-executivo do ILB, que na época era Márcio Coimbra. Ele esteve aqui visitando o nosso Estado. Com isso, o laço se estreitou mais. A partir da vinda dele aqui, eu consegui trazer dois cursos para a Elese. Em 2020, com a Pandemia, trouxemos um curso online. Essa relação só se estreita”, relata.

O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, esteve na manhã desta quinta-feira (2) na Escola do Legislativo para acompanhar o último dia do curso sobre planejamento estratégico, voltado aos servidores e vereadores das Câmaras Municipais. O parlamentar parabenizou a diretora Isabela Mazza pela iniciativa, destacando como positiva essa parceria entre a Elese e o ILB. Para Luciano Bispo, é importante que os parlamentares busquem se capacitar cada vez mais.

Presidente Luciano Bispo prestigia último dia de curso. Foto: Ethiene Fonseca

“Primeiro, quero parabenizar a diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza. Esse intercâmbio entre Senado, Assembleia e as Câmaras de Vereadores é fundamental e importante para que se comece a mudar a mentalidade, a forma de agir e pensar. É preciso evoluir para que possamos ter mais a igualdade entre todos. É sabermos que nós somos deputados, vereadores, senadores, mas que somos humanos. Acima de tudo, sabemos que o adversário não é seu inimigo, é apenas seu adversário político. Então, essa mudança de mentalidade eu acho que seja fundamental e importante para, aos poucos, termos mais tranquilidade no futuro com as nossas Câmara de Vereadores. Isabela tem trabalhado nisso e cada vez mais têm vindo vereadores nos visitar e fazer esse intercâmbio entre a Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores”, defendeu o presidente da Alese.

Educação legislativa

Quem também visitou o último dia de oficina foi o subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia, Igor Albuquerque. Ele acredita que a Casa, através da Escola do Legislativo, dá um passo importante ao firmar essa parceria com o Senado Federal na oferta de cursos e capacitações aos servidores e também aos vereadores.

Cursos atraem servidores e legisladores de diferentes municípios sergipanos. Foto: Jadilson Simões

“No dia de hoje, nós temos aqui os próprios vereadores de municípios sergipanos, que têm o interesse de apreender esses ensinamentos que são trazidos por professores da mais alta qualificação que integram os quadros do Senado Federal e do Instituto Legislativo Brasileiro, que é o braço do Senado que oferece essa educação. Eu acredito que a Assembleia Legislativa de Sergipe também dá mais um salto importante, através da Escola do Legislativo. A Mesa da Assembleia, presidida pelo deputado Luciano Bispo, que dá apoio a esse tipo de ação que permite, que oportuniza esses sergipanos, tanto da Assembleia como de Câmaras, ter acesso a um curso tão conceituado, com professores e instrutores de tão alta qualificação e conhecimento”, destacou Albuquerque.

O coordenador de Educação Superior do ILB, Fábio Renato da Silva, explica que, durante os 25 anos de atuação do Programa Interlegis, os esforços do Senado foram no sentido de integrar e modernizar o Poder Legislativo nas diferentes esferas, seja municipal, estadual ou federal. A ideia, pondera o gestor, é que as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais não fiquem dependentes do ILB, mas passem a desenvolver seus próprios projetos educacionais através das escolas legislativas.

Fábio Renato, do IBL, ministra curso na Elese. Foto: Jadilson Simões

“Ao longo da história do programa Interlegis, temos essa missão de integrar e modernizar o Poder Legislativo. Existe um propósito muito generoso e muito importante de melhoria contínua das instituições legislativas do país, considerando inclusive que as instituições legislativas são o pilar da Democracia dentro do país. Ao longo dos 25 anos de atuação do programa Interlegis, vemos a importância de ter uma grande rede de colaboração que não dependa apenas da atuação do ILB, mas também de outras escolas do legislativo que, no âmbito das Assembleias e também no âmbito dos municípios, possam ser multiplicadores de conhecimento, de boas práticas que oportunizem uma gestão mais eficiente das Casas Legislativas, uma produção legislativa mais condizente com a realidade de cada local. Que, cada vez mais, as Casas Legislativas possam estar próximas ao cidadão e atendendo as necessidades que cada comunidade apresenta”, finaliza.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo