A Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese), recepcionou a realização da oficina de ‘Hospitalidade na Experiência Turística’, treinamento ofertado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict). Iniciado ontem, o curso será concluído ao final da tarde de hoje, dia 07 de junho.
A instrutora do curso, a turismóloga, Viviane Castro.
Profissionais do segmento turístico, como turismólogos, tecnólogos em gestão de turismo, guias turísticos e graduandos da área de turismo participaram da capacitação, com carga horária de 8h.
Segundo a instrutora do curso, a turismóloga, Viviane Castro, da Semict, o objetivo da oficina é qualificar esse público da área, a fim de prepará-lo para oferecer aos turistas que visitam a capital uma experiência enriquecedora, receptiva, interessante e atrativa, a fim de fomentar cada vez mais o turismo em Aracaju.
” A gente precisa estar atento ao turista. A hospitalidade está além da cordealidade, está também no que o visitante quer fazer. Quem está à frente do trad turistico, como as agências, os meios de hospedagens, alimentos e bebidas e os guias de turismo, deve atender a esses quesitos. Não só a questão da cordealidade, envolve um conjunto de coisa, como conforto, pós-venda, infraestrutura da cidade, roteiro, entre outros”, observa.
Aluna do curso, formada em Guia de Turismo, instrutora do curso, a turismóloga, Viviane Castro Costa conta que a hospitalidade fideliza o turista no Estado. “Se não acolhermos bem, não há conquista, e assim o turista não vai voltar. Importante que o guia saiba lidar com o turista. Temos que os tratar super bem, e ter as informações essenciais sobre os pontos turisticos do nosso Estado”, contou.
A participante do curso, Kátia Moraes, num dos pontos turísticos de Aracaju, a Praça Fausto Cardoso, local da sede da Escola do Legislativo.
De acordo com a diretora da Elese, Isabela Mazza, a parceria entre a Elese e a Fundat visa ofertar a promoção de oficinas de qualificação voltadas para a formação profissional do cidadão, abrindo assim a oportunidade de inseri-lo no mercado de trabalho.
“Com o controle da pandemia, retomando as ações presenciais que são realizadas pela Escola do Legislativo, e com isso já voltamos a realizar essa parceria de realização de cursos junto com a Fundat, cujo intuito é capacitar o cidadão, oferecendo oportunidades para a população”, disse.