Por Aldaci de Souza

Os eleitores que não tiverem condições de comparecer às urnas no próximo dia 15 de novembro, quando da realização das eleições municipais 2020, podem justificar o voto. Mas, devem ficar atentos porque em virtude do período da pandemia do novo coronavírus, os postos de Justificativa Eleitoral não serão instalados.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), quem estiver fora do domicílio terá a opção online tanto no dia do pleito, quanto após as eleições (em até 60 dias).

O requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF) é um modelo a ser utilizado apenas nos dias de eleição, devendo ser entregue em uma das seções eleitorais fora do domicílio eleitoral do requerente, devendo utilizar preferencialmente o Justificativa on-line ou através do e-Título.

O aplicativo e-Título pode ser baixado nas plataformas “Google Play” e “App Store”. Além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo permite a emissão da certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais.

O eleitor também terá acesso à consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de muitas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, além da consulta à seção, local de votação e a inscrição como mesário voluntário.

Mais informações no link do TRE/SE (https://www.tre-se.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/informacoes-e-modelos-para-justificar-sua-ausencia)

Foto: Divulgação TRE/SE