Palestra revela que SE é o único estado que não possui lei de proteção aos animais

“Sergipe é o único estado do Brasil que não tem nenhuma lei de proteção aos animais em vigência. É uma coisa estarrecedora nos dias de hoje. Estamos atrasados anos-luz”. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira, 31, por Nazaré Moraes, presidente da Ong Elan, Educação e Legislação Animal, durante palestra no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe sobre proteção aos animais. A propositura é de autoria do deputado Augusto Bezerra (PMDB).

Nazaré Moraes, presidente da Elan

Ela ressaltou que todos os Estados já têm avanços incríveis. Tem estado que já está discutindo e proibindo a vivissecção que é o experimento animal. Sergipe ainda usa carroças em áreas urbanas, com animais depois de extenuados e impróprios até para continuarem vivos diante dos maus-tratos que sofrem quando estão sendo explorados. São jogados em vias públicas para serem atropelados”, destaca.

Nazaré lamentou ainda que não existam Samu veterinário, posto de saúde, hospital público e nem crematório em Sergipe.

“Nós temos em Sergipe, um único crematório particular e legalizado do Nordeste (empresa sergipana), mas nenhuma prefeitura no Estado tem convênio com ele e aí 100% dos corpos são jogados a esmo para que toda barata, rato, mosca, mosquito, formiga, mantenha contato e volte trazendo a putrefação pra nós. Isso sem falar em solo, ar e água, afinal de contas os corpos dos animais tem muito líquido que vai para os lençóis freáticos e contaminam a água que nós vamos usar”, enfatiza.

Ela disse ainda que vem solicitando essa palestra há muito tempo. “O deputado acatou e fez o requerimento, conseguindo pauta e hoje vamos discutir pela primeira vez discutimos nessa Casa, com os representantes do povo, um anseio tão grande da sociedade, que são políticas para os animais e consequentemente, saúde e segurança pública para cada um de nós”,entende enfatizando ainda a importância dos castramóveis e dos microchips para a identificação.
Deputado Augusto Bezerra, autor da propositura

Em cinco anos de existência, a Elan já castrou mais de cinco mil animais, mediante convênios com clínicas veterinárias. “É possível com custo zero se vier das políticas públicas, a exemplo de vacinação, implantação do chip e castração”, acredita.

Nazaré Moraes exibiu vídeos com fotos de animais maltratados e matérias destacando programas de políticas públicas voltadas para animais, desenvolvidos por prefeituras de outros estados, a exemplo de São Paulo e Paraná.

“Espero que cada um dos senhores apoiem essa causa. Gostaria de ver os 24 deputados fazendo proposituras, pois à cada um real que se gasta com animais, se economiza 32 milhões na saúde dos humanos”, finaliza lembrando ter aprendido na Bíblia e na Ciência que no planeta terra, os animais chegaram antes.

Deputados

Deputada Goretti Reis

Na oportunidade, o autor da propositura, deputado Augusto Bezerra, destacou a preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), para tratar da retirada de carroças do Centro de Aracaju. Ele lembrou ter feito o pedido de dois castramóveis ao Governo Federal.

“Nós pedimos dois castramóveis ao Governo Federal com a finalidade de cuidarmos de doenças que estão levando o ser humano a ficar doente por causa dos animais. Sergipe tem um problema muito sério, principalmente Aracaju, que é a questão das carroças no Centro. Não dpá mais para continuar porque os animais estão doentes, pois os donos não dão água para evitar que urinem e isso vem causando sérios problemas. A Faculdade Pio Décimo através do Curso de Veterinária se comprometeu em chipar os animais e receitá-los. É importante que a prefeitura tome esse passo para que só ande nas ruas, animais que tenham exames e estejam aptos a não transmitirem doenças”, afirma.

Deputada Sílvia Fontes

A deputada Goretti Reis (PMDB) detacou a preocupação e luta da presidente da Elan. “Sei da sua preocupação, luta e batalha sobre a proteção aos animais. Tenho um filho veterinário e tenho animal em casa. É importante esse cuidado com a saúde dos animais, para não contaminar os humanos. Parabéns pelo seu trabalho”, diz.

“Conheço o seu trabalho e é muito interessante ver que é científico, que você busca toda informação. Sou avó de dois cachorrinhos, gosto muito de animais e fico bastante preocupada com essa questão. Quero parabenizar o deputado Augusto Bezerra, mas não concordo com a iniciativa de se acabar com os carroceiros, mas legalizar, respeitando a capacidade dos animais. A gente precisa de políticas públicas e regularização que exija dos profissionais o que é determinado”, entende.

Deputado Georgeo Passos

O deputado Georgeo Passos (PSC) disse que o tema discutido na Alese é de muita importância e lembrou a tramitação de um projeto de sua autoria.  “Está tramitando aqui nessa Casa projeto de minha autoria, instituíndo o Código de Proteção Animal, que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e eu peço ao presidente que tão logo possa, coloque em votação”, enfatiza.

O presidente Luciano Bispo agradeceu a presença da palestrante e disse ao deputado Georgeo Passos que vai agilizar a votação do projeto criando o Código de Proteção Animal.

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: Jadilson Simões