logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Mediação e Arbitragem: Advogado destaca na Alese que no Brasil são mais de 110 milhões de processos tramitando na Justiça

No Brasil existem mais de 110 milhões de processos tramitando no Poder Judiciário. A informação foi passada na manhã desta sexta-feira (18) pelo advogado e professor João Alberto Santos Oliveira, durante a palestra Mediação e Arbitragem, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), pela júiza Cristiane Menezes Santos Barreto. Em Sergipe, foram firmados cerca de 21% dos acordos, percentual que define o Poder Judiciário sergipano como um dos mais céleres, segundo a palestrante.

Representando a Universidade Tiradentes (Unit), aonde leciona a disciplina Mediação e Arbitragem, João Alberto destacou a necessidade de acelerar os processos no Poder Judiciário. “Mediação e arbitragem são métodos de ajudar a solucionar conflitos que vão dar maior celeridade aos processos e reduzir os processos no Poder Judiciário. Nós temos um estoque no Brasil de 110 milhões de processos e por mais que se tenha um esforço grande do Poder Judiciário de acelerar esses processos através das leis e da informatização e virtualização; com os problemas econômicos que têm no Brasil, está crescendo muito o número de conflitos”, ressalta.

Ele explicou que os métodos da mediação e arbitragem vêm tirar um pouco do Poder Judiciário os litígios e resolver de uma maneira muito mais rápida e satisfatória. “A mediação trata muito da negociação entre as partes que vão negociar com auxílio de um mediador, fazem um acordo. Nós precisamos ainda aqui em Sergipe ter uma mudança de cultura e eventos com esse vêm justamente para mudar essa cultura de judicialização para resolver os problemas fora do Poder Judiciário através da negociação e da arbitragem”, complementa enfatizando que a Universidade Tiradentes está trabalhando em cima do treinamento de professores para realizar negociações extrajudiciais.

“Primeiro tentamos desconstruir e depois processar. A Universidade Tiradentes vem trabalhando para realizar a evolução do litígio sem processos, visando uma melhor realização de conflitos e melhor paz para a sociedade”, finaliza.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo