logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Outubro tem datas comemorativas à vaquejada em Sergipe

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Celebrado em 9 de outubro, o Dia Estadual da Vaquejada Legal como Expressão Cultural e Esportiva foi instituído por meio da Lei nº 08177/2016, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe. No dia 25 de outubro,  é celebrado o Dia Estadual da Vaquejada, do Vaqueiro, da Pega de Boi no Mato e da Cavalgada, com base na Lei n° 8.517/2019, também aprovada na Alese.

Considerada uma atividade cultural presente na região Nordeste do Brasil, a vaquejada é considerada uma prática esportiva, que consiste na derrubada de um boi, por vaqueiros montados a cavalo, puxando-o pelo rabo.

As legislações defendem a vaquejada como prática esportiva destacando que a presença de animais nos esportes fazem parte da cultura em várias partes do país e ressaltam que milhares de pessoas dependem da atividade para sobreviver. As celebrações das datas têm por finalidade, preservar as tradições e a cultura popular, observando regras de proteção aos animais envolvidos.

O vaqueiro profissional tem a atividade reconhecida pela Lei Federal nº 12.870/13. De acordo com o texto, trata-se do profissional apto a realizar práticas relacionadas ao trato, manejo e condução de bovinos,bubalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos. 

Foto: Divulgação Voz do Planalto

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo