Outubro Rosa: servidoras da Alese fazem exames para prevenção do câncer

Um dia para cuidar da saúde, foi assim a ação desenvolvida pela Assembleia Legislativa de Sergipe através da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, que tem como presidente a deputada Goretti Reis (PMDB), na manhã dessa quinta-feira, 28, no setor de saúde da Alese destinada a todas servidoras da casa legislativa. Foram realizados exames de prevenção de câncer de colo de útero e testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis, para homens e mulheres. “Ao todo foram realizados mais de 100 exames. E já garantimos a consulta  médica e a medicação para os que deram positivo”, disse a secretaria executiva da Frente Parlamentar Terezinha Santos Lima.

Segundo Goretti Reis, autora da Lei 7526/2012 que institui o Outubro Rosa como evento oficial em Sergipe, a campanha serve de alerta para a incidência do câncer, principalmente o de mama. “O câncer de mama é a primeira causa de óbitos entre as mulheres. A frente parlamentar em defesa das mulheres, além de viabilizar a aplicação das leis para protegê-las da violência, se preocupa também com a assistência integral da saúde”, justificou.

Ainda de acordo com a deputada, ação realizada hoje mostra a efetivação das políticas públicas buscando direitos e melhoria nos serviços de assistência social e da saúde para viabilizar serviços de saúde para as mulheres trabalhadoras da ALESE. “Elas foram acolhidas, participaram das palestras sobre o câncer de colo e de mama, houve o momento de confraternização e agradeceram a oportunidade de realizarem o exame e receberam o resultado imediato, pois na rotina das unidades de saúde nunca são atendidas por causa do horário da jornada, e realizaram no local de trabalho”, comemorou Goretti.

Para a parlamentar, a ação foi possível com a soma de esforços dos profissionais da Saúde da Alese, em especial da diretora do departamento médico da Assembleia Vivian Andrade, do médico Almir Santana e a equipe da secretaria de Estado da Saúde e dos membros da frente parlamentar que conseguiram alcançar os objetivos. “Agradecemos a participação de todos que colaboraram para o sucesso do evento”, concluiu.

Por Assessoria Parlamentar