logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Obrigação do registro e comunicação de recém-nascidos com Down é aprovada por unanimidade

A obrigatoriedade de registrar e comunicar imediatamente o nascimento de crianças com Síndrome de Down por parte dos hospitais públicos e privados junto às instituições, entidades e associações especializadas  foi uma medida aprovada por unanimidade pelos deputados Estaduais da Casa Legislativa de Sergipe (Alese). Iniciativa ocorreu durante pauta de votações de Projetos de Leis (PL) que iniciou na manhã desta terça-feira, 3, na Sala de Comissões da Alese.

O autor da propositura do PL nº 53/2018, que abrangerá todo o Estado de Sergipe,  é o deputado Estadual, Georgeo Passos (REDE). A obrigatoriedade do registro e imediata comunicação se estenderá a todos os estabelecimentos que realizem serviços de parto. Ainda, de acordo com o texto, em caso de descumprimento da norma sem justificativa positiva, os estabelecimentos sofrerão sanções que vão desde advertência até multa, dobrada em caso de reincidência.

A projeto tem ampla justificativa, e uma delas é que medida visa impedir o diagnóstico tardio, contribuindo para o diagnóstico dos bebês com a síndrome seja rapidamente identificado e comunicado. Também, garantir as condições reais de socialização, inclusão, inserção social e geração de oportunidades. A ideia é ajudar o desenvolvimento da autonomia das crianças, sua qualidade de vida, potencialidades e habilidades sociais.

“Vale registrar que o projeto propõe a simples comunicação entre hospitais públicos e privados, com as entidades e associações especializadas em desenvolver atividades com pessoas com síndrome de Down. Sendo que essa condição não vai ocasionar impacto financeiro e nem acréscimo de funcionários para essa finalidade”, explicou Georgeo Passos.

 

Por Stephanie Macêdo

Rede Alese

Foto: Jadilson Simões

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo