Da Escola do Legislativo – Por Rosângela Dória
O livro ‘As Exéquias do Monsenhor Olympio Campos’ foi apresentado na tarde desta terça, na biblioteca Marcelo Déda, da Escola do Legislativo João de Seixas Dória. A obra, escrita a quatro mãos, tem a assinatura da escritora Ana Medina e do escritor Claudefraklin Monteiro. No Projeto Encontro com o Autor Sergipano, a autora fez um passeio sobre a vida e morte de um dos personagens importantes da história política sergipana. “É um momento histórico ímpar, é a história de um dos homens mais importantes de Sergipe”, disse Ana Medina.
A memória do monsenhor Olympio de Souza Campos (1853-1906), personagem de grande relevo na história da Igreja e da política de Sergipe, é o tema central da obra da autora Ana Medina. Em 9 de novembro de 1906, quando exercia o mandato de senador, Olympio Campos foi assassinado com duas facadas e onze tiros no Rio de Janeiro, por Armando de Aguiar Cardoso e Humberto de Aguiar Cardoso, filhos do deputado federal Fausto Cardoso.
Antes de chegar ao Senado, Olympio Campos foi presidente do Estado de Sergipe (1899-1902), deputado federal e deputado estadual. Exerceu seu ministério presbiteral em Itabaianinha, sua cidade natal, Cristinápolis e Aracaju.
Para o coordenador Cultural da Elese, Benneti Nascimeto, esse foi um momento muito importante para o Projeto Encontro com o autor sergipano: “Ana Medina viveu a cena cultural e política dos últimos anos e foi presença marcante em lugares como a Prefeitura de Aracaju, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e a Academia Sergipana de Letras. Tê-la aqui com seu mais recente livro engrandeceu bastante o projeto” disse.
A obra ‘As Exéquias do Monsenhor Olympio Campos’ está a disposição para leitura na biblioteca Marcelo Déda na Escola do Legislativo João de Seixas Dória, no Palácio Fausto Cardoso, centro de Aracaju.
Fotos: Joel Luiz