Durante discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira,18, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) reforçou o alerta a respeito do aumento da violência contra mulheres em Sergipe, citando dois feminicídios brutais registrados nos últimos dias nos municípios de Estância e Propriá. A parlamentar criticou a falta de políticas públicas eficazes para prevenção e proteção das vítimas.
“O que vemos é um governo que reage depois que o crime já aconteceu, mas que não age para impedir que ele aconteça. Onde estão as campanhas educativas permanentes? Os investimentos em abrigos e atendimento psicossocial e jurídico? Onde está o compromisso do estado em evitar que novas mortes aconteçam? A violência de gênero precisa ser combatida na raiz, com políticas públicas eficazes”, cobrou.
De acordo com a deputada Linda Brasil, falta atuação efetiva da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres. “A violência contra as mulheres não pode ser tratada apenas como dados estatísticos criminais”, frisou.
A parlamentar reforçou que, além das ações repressivas e investigativas das polícias, é essencial fortalecer políticas que garantam a autonomia das mulheres e ampliem a rede de acolhimento e proteção. “70% dos feminicídios, dos assassinatos contra as mulheres, partem de ex-namorados, ex-noivos, ex-maridos, que simplesmente não aceitam o fim do rompimento de um ciclo de violência que já estava acontecendo, muitas vezes, há anos. Por isso, os municípios e o Estado precisam assegurar uma rede de proteção efetiva”, enfatizou Linda Brasil.
Mestra em Educação, Linda Brasil destaca as deficiências estruturais na formação dos homens que resultam em um comportamento violento e possessivo em relação às mulheres. “É na educação que a gente vai começar uma cultura de desconstruir comportamentos violentos de homens, porque um homem que assassina a mulher, desde a infância, ele está sendo condicionado a se sentir superior às mulheres, mais capazes do que as mulheres, e isso acaba gerando a sensação de possessividade”, considerou.
Conferência do Meio Ambiente
Também na sessão, a deputada estadual Linda Brasil destacou a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (COEMA), que acontece nessa quarta-feira (19) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá em maio, com o tema “Emergência Climática – o desafio da transformação ecológica”.
A deputada criticou a composição do Conselho Estadual de Meio Ambiente, que, segundo ela, tem participação majoritária do governo e dos setores empresariais, limitando a voz da sociedade civil e das comunidades tradicionais. “O governo poderia ter garantido paridade no conselho, mas fez o contrário: reduziu ainda mais a participação popular, contrariando uma recomendação do Ministério Público de Sergipe”, denunciou.
Sessão Especial
Linda Brasil convidou, ainda, a população para a Sessão Especial em alusão ao Fevereiro Roxo e Laranja, que acontece nesta quarta-feira (19), às 15h, na Assembleia Legislativa de Sergipe. O evento dará atenção à conscientização e luta por políticas públicas eficazes para diagnóstico, prevenção e tratamento da Fibromialgia, Lúpus, Alzheimer e Leucemia, além das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Foto: Jadilson Simões| Alese