“O povo está padecendo”, afirma Linda Brasil sobre situação critica da saúde do estado e da capital

Na sessão legislativa de hoje, 28, a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (PSol), cobrou do Governo do Estado providências no que diz respeito aos diversos problemas enfrentados pela Saúde no estado. A deputada relatou que esteve pessoalmente em reunião com o Ministério Público e o Ministério do Trabalho com as categorias vinculadas à Fundação Hospitalar de Saúde e que ouviu nove categorias de trabalhadores que estavam presentes na reunião.

A deputada destacou a importância da auto-organização das trabalhadoras e trabalhadores da saúde e cobrou o cumprimento das orientações do Ministério Público do Trabalho para o Governo do Estado. “Infelizmente estamos nesse impasse pela falta de vontade do Governo do Estado em resolver a situação de três mil servidores da fundação hospitalar de saúde. A gente clama que o Governo acate as sugestões do Ministério Público, que é fazer concurso para a área da Saúde e que se posicione urgentemente em relação a essas e esses trabalhadores. Vale ressaltar que o Governo até o momento não acatou as reivindicações dos profissionais e nem fez uma contra proposta”, denuncia a deputada.

Falta de Medicamentos

A parlamentar usou a tribuna para levar a conhecimento público as denúncias que vêm recebendo de falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atendimento Psicossocial Primavera de Aracaju. “Entre as diversas denúncias que recebemos, está a de uma paciente que está há um mês sem tomar sua medicação, porque não consegue no CAPS e não consegue nas UBS. A receita vence e a medicação não chega, a gente precisa de um olhar atento do Governo e da Prefeitura com relação à Saúde, porque não estamos vendo o que está em propagandas, estamos vendo é esse caos generalizado que atinge não só Aracaju, mas todo o estado”, afirmou Linda.

As denúncias que chegaram até a deputada também ilustram a demora na marcação de exames no IPESAÚDE e nos aparelhos de saúde do Estado e nas UBS. “Essa dificuldade na marcação de exames precisa ser resolvida com extrema urgência, esse é um problema que eu acompanho desde que era vereadora e até os exames mais simples estão sem vagas para serem marcados. É inadmissível que um simples raio x demore mais de três meses para ser marcado e quando falamos em exames de maior complexidade a coisa piora muito, as pessoas estão perdendo a saúde, porque os problemas vão se agravando devido à falta de cuidados”, afirma.

A deputada recebeu a denúncia de que, no IPESAÚDE, uma paciente precisa de um exame de colonoscopia de urgência, como indica o médico, e o agendamento foi marcado para dezembro de 2024. A deputada avalia que “é um completo desmonte da saúde pública. O povo está padecendo e o estado, junto à prefeitura de Aracaju, não conseguem resolver problemas básicos”, avaliou.

Solidariedade à Gigi Poetisa

Ainda na sessão, a deputada prestou solidariedade à artista Josineide Dantas, conhecida como Gigi Poetisa, que é filiada ao PSol. A artista perdeu o seu filho em um acidente de trabalho ao montar o palco de uma festa particular na zona sul de Aracaju, ocasião na qual recebeu uma descarga elétrica e faleceu.

Linda chamou atenção para a responsabilidade que os órgãos fiscalizadores têm sobre essa morte, pois se tratou de um acidente de trabalho e a empresa até hoje não deu suporte à família.

“Eu quero me solidarizar com Gigi Poetisa, uma mãe que perdeu seu filho, prestar condolências a ela e a toda a sua família, que Deus conforte seus corações. E quero cobrar dos órgãos competentes a fiscalização desses trabalhos precários, essa não é uma responsabilidade do trabalhador, é da empresa e dos órgãos fiscalizadores que permitem que não tenhamos a correta fiscalização das condições de trabalho nessas festas particulares e do estado que não oferece oportunidade dignas de trabalho para os jovens”, cobrou a deputada.

Foto: Ascom Linda Brasil