O papel dos vereadores é tema do episódio 15 da série O Voto

Por Ethiene Fonseca

Com o objetivo de esclarecer questões relacionadas à eleição, a série O Voto aborda no seu 15º episódio o papel dos vereadores na gestão municipal. Representantes do povo, eles estão mais próximos da comunidade e, por isso, conhecem de perto as necessidades da população.

O principal papel do vereador é elaborar leis que atendam às demandas da comunidade melhorando a vida de todos que fazem parte do município. Os representantes do povo também sugerem indicações ou requerimentos solicitando melhorias em ruas, escolas, hospitais, quadras, praças, entre outros locais públicos.

Outro papel de grande importância exercido pelos vereadores é a fiscalização das contas da prefeitura, solicitando ao gestor, explicações sobre os investimentos realizados no município. Por isso, na hora de escolher seus representantes, os cidadãos devem analisar bem as propostas dos candidatos visando os interesses da população.

Apresentada pelo jornalista da Agência de Notícias Alese, Júnior Ventura, a série O Voto é exibida pela TV Alese (canal 5.2) e demais canais de comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe (Youtube, Facebook e Instagram). Ao longo de 20 episódios, a série aborda questões relacionadas às eleições, fazendo um apanhado histórico sobre o tema, trazendo curiosidades e realçando os avanços nesse exercício da cidadania.

Foto: TSE