logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“O Governo do Estado virou um cabide de empregos da família Mitidieri?”, questionou Linda Brasil em discurso na Alese

Na manhã desta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) expressou preocupação com a possibilidade de nomeação de Luiz Mitidieri, pai do governador Fábio Mitidieri (PSD), para o comando da Casa Civil do Estado. A parlamentar avalia o ato como conflituoso em relação aos interesses da administração pública e questiona, ética e legalmente, a inserção de familiares do governador em cargos públicos.

A Casa Civil é considerada uma das pastas mais estratégicas do Executivo, responsável pela articulação política e institucional do governo com a Assembleia Legislativa, prefeituras e demais esferas de poder. Para Linda, a nomeação de Luiz Mitidieri pode configurar prática de nepotismo.

A parlamentar considera que a forma privilegiada com a qual emprega familiares em cargos públicos representa um excesso por parte do governador. “É um exagero. Atualmente, a primeira-dama, Érica Mitidieri, é secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, enquanto o primo do governador, Cláudio Mitidieri, comanda a Secretaria de Estado da Saúde. O Governo do Estado virou um cabide de empregos da família Mitidieri?”, questionou a deputada.

Segundo declarações recentes do próprio governador, Luiz Mitidieri foi convidado inicialmente, recusou o posto, mas teria recebido novo convite e estaria “pensando” na proposta. Embora a nomeação ainda não tenha sido formalizada, a deputada afirma que a simples intenção já levanta questionamentos éticos, políticos e legais.

Linda Brasil considera a situação um “flagrante conflito de interesses”. “Quando o governador convida seu próprio pai para exercer cargo de alta relevância no governo, ele coloca em risco a transparência, a imparcialidade nas decisões e a credibilidade institucional, para garantir favorecimento aos seus familiares”, avaliou.

 

Foto: Ascom

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo