Na manhã desta quarta-feira, 2 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado estadual Manuel Marcos lembrou que o autismo não é uma doença, mas sim, uma modificação neurológica. O parlamentar falou sobre iniciativas de outros Estados que também deveriam ser implementadas em Sergipe, e citou São Paulo, como exemplo de cidade para atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
“As pessoas encaram o autismo como doença, e não é. É preciso promover a conscientização, mas é mais iniciativas em relação ao assunto. Em São Paulo, por exemplo, estão sendo construídas postos de atendimento nos bairros, para pessoas com autistas e seus familiares, nele ocorrem atendimentos com suporte educacional e psicossocial. Que esse exemplo seja levado para outros estados”, afirmou.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos, e apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.
Foto: Jadilson Simões / Agênciua de Notícias Alese