Por Assessoria Parlamentar
Nesta terça-feira, 15, Dia das e dos Professores, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, fez um pronunciamento incisivo durante o Grande Expediente da sessão plenária, destacando a importância das e dos educadores e denunciando o descaso do governo estadual em relação à categoria.
Em seu discurso, Linda Brasil ressaltou que as e os professores desempenham um papel essencial no desenvolvimento da sociedade, mas são frequentemente desvalorizados e desrespeitados. “A educação pública é uma política que transforma realidades e oferece oportunidades. No entanto, essa categoria tem sido constantemente atacada e precarizada por aqueles que deveriam defendê-la. Não podemos aceitar que o governo trate nossas professoras e professores com tanta indiferença”, afirmou.
A parlamentar também se referiu a declarações recentes do governador Fábio Mitidieri, que afirmou nunca ter visto os professores trabalhando, o que gerou indignação entre a categoria da educação. “Essas palavras são uma afronta à dedicação e ao compromisso dos educadores. Eles trabalham diariamente para construir o futuro das nossas crianças, jovens e adultos. E é inaceitável que o governo ignore essa realidade”, enfatizou.
Além disso, Linda criticou a falta de ações concretas na valorização das trabalhadoras e trabalhadores de ensino, mencionando a publicação no Diário Oficial do Estado que anunciava um suposto “avanço na política de valorização”, sem apresentar programas ou iniciativas efetivas. “Falam em diálogo e escuta de demandas, mas na verdade, o que vemos é uma suspensão da paralisação organizada pelo SINTESE, provando que, na falta de diálogo, sobra arrogância”, declarou.
A deputada questionou que tipo de valorização é essa que ataca a organização legítima da categoria e retira direitos conquistados, como o triênio e a gratificação de atividade em tempo integral (GATI). Linda destacou, ainda, as dificuldades enfrentadas por professores que atuam em contextos de educação inclusiva, quilombola e indígena, e convocou toda a sociedade sergipana para que se some à luta dos educadores. “Hoje, nos somamos à luta de quem realmente tem compromisso com o povo sergipano e com o futuro do nosso estado. Precisamos de menos herdeiros no poder e mais professores construindo a escola pública que nosso estado merece”, concluiu Linda Brasil.
Foto- Ascom