No Dia da/do Servidora/dor Público Municipal, deputada Linda Brasil denuncia uso eleitoral da máquina pública e cobra valorização

Por Assessoria Parlamentar

Com as eleições municipais se aproximando, no próximo dia 6 de outubro, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) aproveitou o Dia da Servidora e do Servidor Público Municipal para denunciar o uso abusivo da máquina pública por parte de grupos políticos que buscam garantir a manutenção de seus projetos de poder. Em vez de investir na valorização das servidoras e servidores e na realização de mais concursos, a parlamentar criticou as gestões municipais que utilizam cargos comissionados como instrumentos de controle político, prejudicando a autonomia e a efetividade do serviço público.

“Hoje, mais do que nunca, é importante celebrar o Dia do Servidor Público Municipal, pois diante do descaso de algumas gestões municipais, que são base do projeto político privatista que se apresenta no âmbito estadual, precisamos lutar pela valorização de diversas categorias, por mais concursos e o fortalecimento do serviço público, que vem sendo atacado e desmontado por agrupamentos que só pensam nos seus próprios interesses ou do empresariado”, criticou a parlamentar.

Para Linda, o problema é que, em vez de fortalecer o serviço público e garantir melhores condições de trabalho, os recursos estão sendo desviados para sustentar interesses privados e empresariais, em detrimento do bem-estar da população. Essa prática, como frisa a deputada, afeta diretamente a qualidade do atendimento à sociedade, também coloca as servidoras e servidores em situação de vulnerabilidade, frequentemente submetidos a pressões e até assédio eleitoral.

A parlamentar sergipana também destacou a insatisfação das diversas categorias que compõem o serviço público, como professores, enfermeiros, psicólogos, guardas municipais e agentes de saúde, que lutam constantemente não apenas por valorização salarial, mas por dignidade no trabalho e melhores condições. As paralisações e reivindicações dessas categorias refletem o desgaste provocado pela falta de investimentos em políticas públicas que priorizem o servidor e o cidadão.

“A administração pública não pode servir de cabide de emprego para manutenção de projetos políticos, mas sim para fortalecer a ampliar o funcionalismo público em favor da população, com cada vez mais servidoras e servidores. Nas manifestações e paralisações que sempre participo, é nítido o quanto professoras/es, psicólogas/es, técnicas/os de enfermagem, enfermeiras/ros, guardas municipais, agentes de saúde e endemias, assistentes sociais, entre tantas outras categorias, reivindicam não somente valorização, mas também melhores condições de trabalho e mais concursos públicos”, reforçou a deputada.

Com as eleições às portas, Linda Brasil fez questão de ressaltar que o combate ao uso eleitoral da máquina pública e a valorização dos servidores serão temas centrais em sua atuação, reafirmando seu compromisso em lutar por um serviço público que funcione para o povo, não para projetos políticos particulares. Na manifestação, a parlamentar aproveitou para parabenizar as servidoras e servidores dos municípios sergipanos. “Parabéns a todas as servidoras e servidores públicos que, apesar da desvalorização, seguem prestando serviços ao nosso povo e precisam cada vez mais de valorização, respeito e independência, para seguir auxiliando na execução de políticas públicas baseadas nos interesses de nossa população”, concluiu.

Foto – Ascom