Por Aldaci de Souza
Com informações da SES
O uso do álcool em gel e líquido para a higienização das mãos e limpeza da casa durante a pandemia do novo coronavírus, tem causado danos à saúde no estado de Sergipe.
Somente no Pronto Socorro e na Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), foram atendidas 12 pessoas que se acidentaram ao manusear o álcool de maneira incorreta.
De acordo com a referência técnica da Cirurgia Plástica do Huse, Moema Santana, trata-se de um número considerável. “Tivemos, inclusive, grandes queimados com boa parte do corpo atingida. Vale frisar que, em casa, o ideal é a lavagem das mãos com água e sabão, já na rua é importante fazer a higienização das mãos com o álcool em gel a 70%”, alerta.
Ela orienta que dentro de casa, o álcool gel ou líquido 70% deve ser utilizado para limpar superfície de contato como a maçaneta da porta e produtos que venham de fora, mas, se em seguida a pessoa for manusear fogo ou fogão, é importante lavar as mãos para que não tenha o perigo de se queimar.
Foto: Flávia Pacheco/Ascom SES