Neto Batalha quer retomada do trem turístico em São Cristóvão

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Neto Batalha (PP) apresentou indicação para reativar o trem turístico no município de São Cristóvão. Segundo o parlamentar, a retomada teria um impacto significativo na economia local e regional.

“O turismo é um setor que pode gerar empregos e renda, além de atrair visitantes para conhecer as belas paisagens e os atrativos culturais da quarta cidade mais antiga do Brasil”, destacou o deputado.

Nascido e criado na cidade histórica, Neto Batalha acredita que o trem também pode ser usado como meio de transporte para eventos e atividades turísticas, como passeios de degustação de vinhos, tours históricos e culturais, e muito mais.

História do Trem Turístico

Ex-vereador de São Cristóvão, o deputado conta que o trem inicialmente foi chamado de ramal de Timbó, uma linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada.

Desativada no final dos anos 1970, a velha estação em 2011 servia como estação rodoviária. Em volta, uma cidade com arquitetura colonial, muito bonita. E uma pobreza de dar dó.

“Em 2022 já estava abandonada havia anos. A ONG Amigos do Trem Regional Sergipe estava trabalhando arduamente para recuperar a linha abandonada e  utilizá-la para fins turísticos na cidade. A estação, apesar do mau estado, já estava em processo de restauração”, relatou o deputado destacando a necessidade de retomar o trem turístico com urgência.