Na entrega do CAPS AD Primavera, deputado Zezinho Sobral reforça compromisso com a Rede de Atenção Psicossocial

13/4/2022

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) participou nesta quarta-feira, dia 13, da solenidade de entrega da reforma do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera, no bairro Atalaia, em Aracaju. O espaço, que atende adultos a partir de 30 anos que fazem uso prejudicial de álcool e drogas, ganhou uma completa reestruturação para oferecer uma melhor assistência aos usuários e suas famílias.

“Acolhimento e assistência qualificada são essenciais para prestar um bom serviço e, assim, dar cidadania e dignidade a quem precisa de ajuda. Trabalhar para recuperar as pessoas não é apenas uma questão de saúde. É uma ação social. Parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira por mais esse importante equipamento para amparar a população aracajuana. Parabéns a todos os profissionais engajados em fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e garantir a assistência”, comemorou Zezinho Sobral.

O encontro foi marcado pela presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a presidente da Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe (Ausmes), Ana Angélica dos Santos, e demais autoridades locais.

De acordo com informações da Prefeitura de Aracaju, mais de 200 usuários serão acolhidos na sede própria do Caps, que funcionava em um prédio alugado. Com investimento de R$ 940 mil por parte da Prefeitura, além de recursos obtidos por meio de convênio com o Governo Federal, o espaço ganhou melhorias nos três consultórios, além das salas de atendimento, de acolhimento adulto, de acolhimento noturno, vestiários, refeitório, sala de observação, farmácia e posto de enfermagem. A reforma também contemplou espaços para convivência, oficina terapêutica, cozinha adaptada e sala de costura para projetos intersetoriais para geração de renda.

O CAPS AD Primavera funciona 24 horas e dispõe de leitos para acolhimento noturno, assim como o CAPS AD Vida, que atende crianças, adolescentes e jovens com até 29 anos.

Zezinho Sobral e Ana Angélica dos Santos

“O Caps AD Primavera é fundamental, porque acolhe usuários de álcool e outras drogas e havia a necessidade de garantirmos uma infraestrutura ainda melhor para prestar atendimento. Praticamente construímos uma nova unidade, com todo o conforto e infraestrutura necessária para que esses aracajuanos possam se tratar e possam ser reinseridos na sociedade”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira. “Este local funcionará 24 horas para assegurar todo o atendimento necessário aos usuários, através de uma equipe multidisciplinar muito bem preparada”, complementou.

A vice-presidente da Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe (AUSMES), Ana Angélica dos Santos, comemorou a abertura do novo CAPS AD Primavera e destacou a importância do serviço para amparar os usuários. “Achei bom demais, de grande proveito. Tem espaço, é amplo. É de fácil acesso e já tem equipe preparada para trabalhar aqui. Os usuários vão adorar!”, afirmou Ana Angélica.

*Com informações da Prefeitura de Aracaju