Por Aldaci de Souza

Mais uma edição da Medalha Quintina Diniz será realizada pela Assembleia Legislativa de Sergipe na próxima terça-feira, 14, em Sessão Especial a partir das 16h no plenário. Mulheres que se destacaram com serviços prestados à sociedade sergipana irão receber a homenagem.

Os nomes foram indicados pelos parlamentares e a deputada Gracinha Garcez (PSD) será homenageada pelo Conselho da Medalha, constituído pelas deputadas estaduais que indicam e também recebem os nomes escolhidos pelos parlamentares. “A homenagem é feita anualmente em março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas esse ano em virtude da pandemia da Covid-19, acontecerá no próximo dia 14”, explica a chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa de Sergipe, Laura Kummer. 

A medalha que leva o nome da primeira deputada estadual, a professora e feminista Quintina Diniz,  natural de Laranjeiras, que em Aracaju em 1906, o primeiro educandário feminino do Estado. E  foi instituída por meio de um projeto de resolução de autoria da então deputada Susana Azevedo, PSC, com a finalidade de homenagear as mulheres todo mês de março.

Homenageadas

De autoria da deputada Maisa Mitidieri, receberão a homenagem as secretárias de estado da Saúde, Mércia Feitosa de Souza e do município, Waneska Barbosa; de autoria da deputada Kitty Lima, serão homenagem, Maria Antônia Oliveira Santos Teles e Josefa Soares dos Santos; de autoria de Capitão Samuel, serão homenageadas Lucivanda Nunes Rodrigues e Adriana Menezes de Souza; de autoria de Zezinho Sobral, receberão a Medalha Quintina Diniz, Maria da Conceição Mendonça Costa e Marcela Nabuco; de autoria do deputado Georgeo Passos, será homenageada a delegada Danielle Garcia;

De autoria do deputado Iran Barbosa, serão homenageadas a professora Ubaldina Fonseca Santana Moreira e a jornaloista Ilma Mendes Fontes (in memoriam); de autoria da deputada Janier Mota. receberá a homenagem, a enfermeira Márcia de Oliveira Guimarães; de autoria de Diná Almeida, a homenagem será para Emanuely Carvalho Hora. De autoria de Goretti Reis, serão homenageadas a vice-governadora Eliane Aquino e Terezinha Santos Lima.

O presidente Luciano Bispo homenageará Clein Santos de Oliveira, a deputada Maria Mendonça entregará a Medalha Quintina Diniz a Maria Gilda dos Santos Domingues Antunes e Isabel Cristina de Lima Santos e o deputado Dr. Samuel Carvalho indicou a missionária Rosa Angélica Santos de Carvalho para receber a homenagem.

Foto: Arquivo Alese