logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Mostra ‘Arte in África’ está aberta ao público na Escola do Legislativo

Por Stephanie Macêdo

 

 

Guga Viana revela que as peças são raras e de valor inestimável

A mostra “Arte in África: Arte e Tradições do Continente Mãe”, está sendo realizada, gratuitamente, na Escola do Legislativo (Elese) da Assembleia Legislativa de Sergipe – localizada na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. A mostra está aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h. Aberta hoje (19) a exposição durará até o dia 06 de janeiro.

A Agência Alese de Notícia conversou o colecionador e proprietário das obras, Guga Viana, que morou no Continente Africano por mais de uma década onde lá conheceu a riqueza multicultural do países da África. Com peças conquistas pessoalmente e com a ajuda de amigos, a exposição conta com um amplo acervo de objetos que retratam a cultura do povo africano.

 

Cama onde reis eram velados por três dias, e após sepultado, leito era tido como elemento sagrado para enviar chuvas.

Na exposição o  visitante terá a oportunidade de apreciar mobílias, liturgias religiosas, tecelagem, esculturas e  vários artigos relacionados a países da África.

“Esta exposição foi uma garimpada no Continente Africano. O Continente Africano é composto de várias etnias, reinos e impérios, mais de duzentos idiomas. Então eu garimpei no tempo em que vivi na África, muito tempo, por sinal um grande prazer, estudei história da arte e cultura africana na Europa, em Paris, e tive o prazer de viver na África e por em prática o que eu aprendi. Eu aprendi vendo a prática, vendo os rituais, vendo as liturgias e o que estava acontecendo no Continente Africano”, conta sua experiência.

Ele destacou ainda que frente algumas guerras entre países, os antiquários tiveram que  dar oportunidades excelente para interessados poderem adquirir as peças. 
“Desde o ano de 2000 eu venho fazendo essas exposições com cunho realmente didático, já que as pessoas não têm a oportunidade de se deparar com peças assim, talvez essa minha coleção seja uma das únicas. No Estado é a única, e é uma coleção respeitada aqui no Brasil. Tem uma quantidade de peças garimpada durante uma longa temporada na África e que tive o prazer de conseguir trazer aqui para o Brasil através dos meus amigos embaixadores brasileiros na África, porque senão eu não teria como pagar o traslado dessas peças”, externou seus momentos de conquistas, aventuras, amor e prazer.

Espaço Cultural

Máscaras que espantam bruxarias

Segundo declarou a diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza, A Elese conta com Espaço Cultural para apoiar e divulgar a arte e a cultura sergipana. “Esse espaço é de muita importância pois conseguimos abrir as portas para quem está querendo divulgar sua arte e assim mostrar aos sergipanos sua arte e cultura”, disse, ressaltando que espaço.

 

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo