Por Wênia Bandeira – Rede Alese
Sergipe perdeu neste domingo, 12, mais um nome notável de sua cultura. O artista plástico José Fernandes faleceu aos 60 anos após contrair o coronavirus e ficar internado por 45 dias no Hospital Cirurgia, em Aracaju.
Ele foi diagnosticado com Covid-19 em maio, passou pelo tratamento, se recuperou, mas não resistiu às sequelas da doença. O artista teve uma parada cardíaca e morreu ontem.
O velório e o enterro devem acontecer nesta segunda-feira, 13, seguindo os protocolos de saúde para o momento de pandemia. José Fernandes faleceu com 40 anos de carreira marcados pelo retrato da valorização feminina, além dos mercados de Aracaju, famosos nas suas telas.
A vida e obra de José Fernandes foram tema de um livro, lançado em 2018, pela editora Edise. Marcelo Ribeiro foi o autor da obra que demonstrou todo o trabalho realizado pelo artista plástico.
Nas redes sociais, vários fãs do artista postaram fotos com obras de Zé Fernandes em casas e escritórios. Diversos políticos prestaram homenagem ao artista.
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, em nome dos colegas deputados, lamenta a perda do artista para o cenário cultural sergipano ao tempo em que se solidariza com a dor de amigos e familiares nesse momento.
Foto: Divulgação AJN1