Nesta quinta-feira, 4, o deputado Moritos Matos (PROS) usou o pequeno expediente na Assembleia Legislativa para falar sobre um projeto de sua autoria que trata sobre o uso de álcool em gel em todos os estabelecimentos privados e públicos do Estado de Sergipe. “O Jornal da Cidade traz uma matéria publicada hoje que fala justamente sobre a importância da higienização das mãos e que por coincidência esta Casa acabou de fazer a leitura do Projeto de Lei nº 56/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e disponibilização, ao público em geral, de recipiente contendo álcool em gel, em estabelecimentos públicos e privados, em todo Estado de Sergipe”, expõe Moritos Matos.
Para o deputado o projeto para muitas pessoas pode ser simples, mas que tem grande resultado. “Que influenciará na vida das pessoas e principalmente na questão da saúde”, enfatiza Moritos Matos. O parlamentar cita a matéria do Jornal da Cidade ‘Mãos limpas ajudam a reduzir infecções’ para demonstrar a importância da aprovação da PL nº 56/2017. A reportagem cita que o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe – HU – foi palco de uma campanha de higienização correta das mãos. A equipe de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde promoveu atividades no hospital, mostrando que, com o simples ato de lavar as mãos, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções. “O nosso projeto trata exatamente sobre isso. Ele dispõe que seja obrigado em alguns locais públicos que se tenha o álcool em gel para que as pessoas possam fazer a higienização de suas mãos”, ressalta Moritos Matos.
De acordo com a PL do deputado Moritos Matos, locais como shopping centers, centro comerciais, estações rodoviárias e terminais rodoviários; aeroportos, terminais de transporte fluvial; agências bancarias, postos de serviços, casas lotéricas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes, veículos destinados a comercialização de alimentos e similares possuam o álcool em gel. “A Organização Mundial de Saúde – OMS – diz que 40% das infecções podem ser evitadas com o simples ato de higienização das mãos. Patologias como infecções estomacais, infecções respiratórias, gripes, resfriados, diarreias, doenças de pele, espinhas, dor de gargantas e de ouvidos são alguns exemplos de doenças que, por vezes, levam os indivíduos aos centros de atendimentos médicos de urgências, ou as clínicas, e que podem ser evitadas com o simples ato de higienização das mãos”, esclarece o parlamentar.
Moritos Matos informa que segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil gasta por ano R$ 12 bilhões com pessoas que por algum motivo por não fizeram a higienização das mãos. “E que por isso acabam tendo algum tipo de infecção como as que foram relatadas acima. O nosso objetivo é fazer com que isso diminua e que as pessoas tenham saúde. E que elas ao usarem um estabelecimento também possam utilizar esse espaço com mais segurança. Somente o Estado de Sergipe gastou em 2015,R$ 307 milhões com a saúde. O nosso projeto pode parecer simples, mas não é. Eu espero que os deputados entendam qual é o nosso objetivo e que esse projeto possa ser aprovado por todos”, expõe o deputado Moritos Matos.
Por Assessoria Parlamentar