O turismo em Sergipe ainda é feito de forma amadora afirma o deputado Moritos Matos (PROS). E para demonstrar isso ele e sua equipe de assessores percorreram pontos turísticos de Sergipe. Os dados coletados foram apresentados pelo deputado nesta quarta-feira, 18, durante o grande expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese. “Desde o início do meu mandato quando cheguei em janeiro já tinha em mente trabalhar o turismo no nosso Estado principalmente o turismo religioso, mas eu não sabia o tamanho do problema que eu enfrentaria, quando começamos a fazer o levantamento percebemos o quanto o turismo no nosso Estado precisa ser cuidado”, lamenta Matos.
Segundo o parlamentar, é necessário uma atenção especial para que turismo local cresça e traga renda para os sergipanos. “Alavancar o turismo vai melhorar a economia que não está fácil. Só para você ter ideia Portugal e Espanha melhoraram economicamente porque investiram no turismo e nós temos que pensar da mesma forma, o Estado de Sergipe precisa ser visto, mas infelizmente não tem feito o dever de casa”, enfatiza o deputado.
Já nos Mercados Municipais há problemas nas estruturas, calçadas com buracos e os banheiros necessitam de reparos. “Na Praia Formosa o espelho d’água está esverdeado e com resíduos. Essa água parada pode ser foco do mosquito da dengue. No Calçadão da 13 de julho existem bancos danificados, não há rampa de acesso ao Mirante, e mais, a escada do mirante foi interditada. Inclusive no mês de setembro a TV Aparecida gravou um especial em Sergipe e não teve acesso ao local para fazer imagens panorâmicas”, ressalta o deputado.
Em seguida, o parlamentar citou os problemas encontrados nos Lagos da Orla da Atalaia: acúmulo de resíduos, estruturas abandonadas e tampa de bueiro desnivelada. Já o Banho Doce também encontrasse com estrutura danificada e buracos na passarela. “São poucas as praias que tem em frente ao mar uma via de água doce. O local que poderia ser bem explorado, mas não é. A passarela naquela situação e eu já citei esses problemas no início do ano, mas a situação de lá para cá não mudou”, afirma Moritos.
Esse caso de queda foi publicado no dia 18 de setembro pelo Jornal da Cidade. “Não só eu acompanho a situação desse ponto turístico, mas parte da imprensa também acompanha. No jornal cita que uma senhora de idade tropeçou, caiu e precisou ser levada ao hospital. E como é que vai ser no próximo ano quando os quatros grupos de turistas que a Agência Catedral trará para Sergipe? Eles vão encontrar essas dificuldades?”, questiona o parlamentar.
Fotos: Gustavo Andrade