O deputado Moritos Matos (PROS) é um incentivador do turismo sergipano, por isso, criou o Projeto de Lei – PL nº 26/2017 que dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe. Na última sexta-feira, 21, o parlamentar foi até a cidade de Umbaúba.
“Fui recebido pela secretária de Cultura e Turismo de Umbaúba, Angelita Santos e a diretora de Turismo, Palmira Santos Alves que apresentou o potencial turístico do município. Vamos inserir esse município na nossa lista de cidades que tem um potencial para o turismo religioso. A festa da Padroeira Nossa Senhora da Guia em janeiro, a festa de junho do co-padroeiro da cidade que é Santo Antônio que movimenta e muito Umbaúba”, explica o parlamentar.
O deputado fez um pequeno city tour na companhia de Angelita e Palmira pelo Centro de Artesanato. Jorgete Hora, localizado na Praça de Eventos, que tem como responsável pelo espaço, Gilvanete Nascimento. Em seguida, conheceu o trabalho das artesãs Izabel Fernandes e Ana Paula Santos que fazem peças lindas com tecidos.
“Também fiquei encantado com a obra do artesão Valtenes Nunes de Araújo. Ele transforma madeira em objetos belíssimos e por último fui apresentado ao artesão Carlos Henrique de Jesus que faz luminárias com PVC. A parte cultural também é forte na cidade. Existe um comércio forte, pousadas e restaurantes bem estruturados”, enfatiza Moritos Matos.
Outras cidades
“Essa escola possui 75 atletas, entre 8 e 18 anos que treinam de forma gratuita na escolinha. Um projeto importante que ajuda esses jovens através do esporte”, enfatiza o deputado Moritos Matos.
Em seguida, o deputado Matos esteve na cidade de Tobias Barreto para conversar com o fundador da Escolinha Paulista e técnico de futebol society, João Paulista. “Conheci o projeto que ele desenvolve com meninos e meninas de 5 a 17 anos no município. Mais de 300 crianças participam dessa escola”, relata Moritos Matos.
Da Assessoria Parlamentar
Fotos: Ítallo Baptista e Andréa Oliveira