O deputado Moritos Matos (PROS), apresentou projeto de lei de nº 83/2017, instituindo e incluindo no calendário cultural do Estado de Sergipe, o Dia da Banda Filarmônica, a ser celebrado em 31 de outubro.
De acordo com o projeto, na semana que abranger o dia 31 de outubro, o Poder Executivo deve promover eventos culturais que fomentem a valorização das bandas filarmônicas, a exemplo de apresentações musicais, seminários, campanhas e/ou parcerias para a doação de instrumentos musicais.
Em sua justificativa, o deputado destaca que as bandas filarmônicas constituem elementos de manutenção da promoção artística e cultural, e, como tal, devem ser preservadas e fomentadas na geração atual e vindouras.
“A origem remonta à Revolução Francesa, contudo evidências mais antigas acusam o uso das bandas com finalidades bélicas e também lúdicas. Ao longo dos anos, as bandas militares incentivaram a criação das bandas filarmônicas, constituídas por amadores e pessoas de vida rural”, ressalta acrescentando que uma das bandas filarmônicas mais antigas do Brasil é a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, sediada na cidade de Itabaiana, cujas origens remontam ao ano de 1745, quando o município ainda era uma vila.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões