Melhoria da infraestrutura sergipana foi objetivo cumprido por Maria Mendonça na Alese

Por Assessoria Parlamentar

Para a deputada estadual Maria Mendonça (PDT), garantir as boas condições e funcionamento pleno de todos os elementos que compõem a infraestrutura é fator decisivo para proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar, dignidade e cidadania à população do Estado. Seja como parlamentar na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), seja como prefeita de Itabaiana, cargo que exerceu entre 2005 e 2009, Maria sempre ofereceu a devida atenção à área, materializada através de dezenas de ações, entre Moções e Indicações e Projetos de Lei.

Reconhecendo a importância para o desenvolvimento socioeconômico e para a mobilidade da população, a parlamentar observou de perto as condições físicas de rodovias sergipanas e de ruas municipais, contemplando-as com uma série de proposituras que solicitavam abertura, ampliação, recapeamento, pavimentação e sinalização de diversas vias do Estado. “Sempre ouvimos as demandas da população sobre a malha rodoviária de Sergipe, e buscamos soluções, através de solicitações e sugestões ao governo estadual, ao qual estivemos vigilantes nesse sentido”, explicou Maria.

A deputada ressaltou que a preocupação com a matéria se dá tanto em relação ao interior sergipano, quanto à Região Metropolitana de Aracaju. Entre várias, é de Maria a autoria da Indicação que pede ao Governo de Sergipe, a implantação de iluminação pública e sinalização de toda a Rodovia Inácio Barbosa, localizada no município de Aracaju, com o intuito de evitar acidentes e promover mais segurança no trânsito. Outra Indicação da qual a deputada também é autora solicita que a malha viária da Rodovia João Bebe Água, em São Cristóvão, fosse ampliada e revitalizada.

Maria Mendonça destacou que sua atuação na Alese lançou olhar atento a todo o interior do Estado, independente da localidade. “Foram diversas proposituras que pediam toda sorte de melhorias para rodovias localizadas em municípios como Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Poço Redondo, Nossa Senhora das Dores, Pinhão, entre outros. Trabalhamos muito para tornar o tráfego nas vias estaduais mais tranquilo e sem constrangimentos, e acreditamos que demos a nossa contribuição”, afirmou a parlamentar.

MAIS INFRAESTRUTURA

Apesar do cuidado com a qualidade das vias sergipanas, a preocupação da deputada com a infraestrutura do Estado foi além. Dentre as iniciativas está uma Indicação ao Governo solicitando um plano de ação para a construção de toda a infraestrutura necessária à moradia digna das famílias do loteamento Nova Canaã, no município de Pirambu, sendo também dela a autoria da Moção propondo o reconhecimento da área como parte do município.

É, também, dela a Indicação sugerindo a implantação da estrutura necessária para oferta de água encanada nos povoados Três Tanques, Catinira e Macacos e no assentamento Luís Carlos Prestes, localizados em Carira. Ainda, trabalhou no sentido de assegurar sinal telefônico e de internet móvel para toda a população de municípios como Ribeirópolis, Areia Branca e Itabaiana, em especial no período da pandemia de Covid-19, momento no qual o acesso à informação tornou-se, ainda mais, imprescindível.

A deputada atuou, também, junto à bancada sergipana no Congresso para que seus integrantes pudessem oportunizar melhorias para a infraestrutura estadual, tanto para o cotidiano das comunidades, quanto para o desenvolvimento social e econômico de Sergipe. Em uma delas, por exemplo, Maria apelou para que fossem envidados esforços a fim de que, junto ao Governo Federal e à Petrobrás, fossem reativados os poços de petróleo da região do Vale do Cotinguiba.

“A infraestrutura é complexa, incluindo desde rodovias e saneamento básico até sinal de telefonia, e exige um trabalho multifacetado para que todos os seus elementos sejam efetivamente contemplados e funcionem da forma que a população precisa. E sempre trabalhamos com isso em mente: transformar a realidade das pessoas para melhor”, salientou Maria Mendonça.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese