Por Aldaci de Souza – Rede Alese
As medidas de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, foram prorrogadas pelo Governo de Sergipe até o dia 07 de maio. Também houve a liberação gradativa de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de acordo com o calendário de implantação dos novos leitos de enfermaria e de UTI, previstos pelo estado.
Somente estavam funcionando lojas de materiais de construção, farmácias, padarias e supermercados, mas a partir desta terça-feira, 28, poderão ser abertos os escritórios de advocacia, os escritórios de contabilidade, as locadoras de veículos, as lojas de tecidos e os armarinhos.
Lojas
A partir do dia 02 de maio, está liberada a abertura de lojas de cosméticos e perfumaria, mas proibida a utilização de mostruário de provas de produtos e o número de clientes não deve ultrapassar 30% da capacidade dos estabelecimentos; os funcionários devem usar álcool 70% para higienizar as mãos antes de manusear os produtos;
Também fica autorizada a abertura de relojoarias e joias, além de lojas de móveis, colchões e eletrodomésticos.
Consultórios
A partir do dia 4 de maio, os consultórios médicos poderão ser reabertos, com agendamento prévio e hora marcada, para que não haja aglomeração em salas de espera; consultórios de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição poderão funcionar para a prestação de serviços especializados, considerados de urgência e emergência.
As lojas de climatização, papelarias e livrarias também poderão funcionar a partir de 4 de maio, assim como os serviços especializados em podologia, desde que o atendimento limitado a 50% da capacidade e mediante prévio agendamento com hora marcada. O funcionamento de bares e restaurantes continua vedado.
Órgãos públicos e escolas
Órgãos públicos como o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/SE), Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) E Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), estão liberados a fazer o atendimento presencial, desde que com agendamento prévio e sem aglomeração nas salas de espera;
Os estabelecimentos de ensino públicos e particulares (escolas, universidades e faculdades) deverão continuar fechados até o dia 31 de maio.
Máscaras
Além da flexibilização quanto ao funcionamento de estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, o Governo determinou a uso obrigatório de máscaras não cirúrgicas de proteção respiratória pela população geral, para a circulação externa.
Pandemia
Em Sergipe já foram detectados 211 casos do novo coronavírus. São 138 casos em Aracaju, 1 em Areia Branca, 3 na Barra dos Coqueiros, 1 Canindé do São Francisco, 1 em Capela, 1 em Cristinápolis, 14 em Estância, 1 em Indiaroba, 10 em Itabaiana, 7 Itabaianinha, 2 em Itaporanga D’Ajuda, Maruim, 2 em Lagarto, 3 em Nossa Senhora da Glória, 7 em Nossa do Socorro, 2 em Pacatuba, 2 em Porto da Folha, 2 em Propriá, 1 em Rosário do Catete, 1 em Ribeirópolis, 6 em São Cristóvão, 4 em Simão Dias e 1 em Tomar do Geru.
Foto: Jadilson Simões