Médicos são homenageados com Título de Cidadania Sergipana

25/5/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Durante Sessão Especial na tarde desta quarta-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa e Sergipe, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, entregou o Título de Cidadania Sergipana ao casal de médicos pernambucanos, Ângela Cristina Gomes Borges Leal (Endocrinologista) e Wersley Araújo Silva (Cardiologista). Ela, nascida na cidade de Caruaru e ele em Recife.

Deputado Luciano Bispo presidiu a Sessão Especial

Para o presidente Luciano Bispo (autor da propositura), a homenagem é merecida devido aos serviços prestados pelos médicos que estão há oito anos em Sergipe, salvando vidas. “Primeiro quero parabenizar aos colegas parlamentares que aprovaram por unanimidade essa homenagem ao Dr. Wersley e à doutora Ângela Cristina; dois profissionais da Medicina que se dedicam à salvar vidas e estamos aqui para torná-los sergipanos de fato e de direito e agradecer por eles virem morar em Sergipe, dando o melhor de si em prol dos sergipanos”, ressalta.

De acordo com a médica Ângela Cristina (formada na Universidade Federal do Ceará), o momento é de gratidão aos deputados estaduais de Sergipe, pela homenagem dupla.

“Nos somos extremamente gratos ao presidente Luciano Bispo e a todos os deputados pela aprovação e pra gente é uma honraria, pois só faz mostrar que estamos no caminho certo e que essa é a trilha a seguir, pois fomos recebidos de braços abertos tanto pela população, quanto por nossos pares, pacientes; então a gente viu que temos condições de produzir e agregar mais ao estado como um todo”. comemora.

Dra. Ângela durante discurso emocionado

O médico Wersley Araújo (formado na Universidade Federal de Alagoas) contou ter sido uma opção de vida a escolha pelo estado de Sergipe. “Viemos a convite de um grupo médico de hospitais; aceitamos, fomos muito bem recebidos e foi uma grata surpresa pra nós e escolhemos o estado para ser o nosso local de construção familiar e construção profissional; isso tudo demonstrado pela nossa tentativa diária de ajudar a população sergipana, fazendo o nosso melhor, além do nascimento dos nossos filhos, os gêmeos Beatriz e Gabriel, que são sergipanos de sangue”, afirma agradecendo ao presidente Luciano Bispo, pela homenagem a ele e à esposa.

O médico Pneumologista e deputado Vanderbal Marinho comemorou a entrega dos Títulos de Cidadania Sergipana aos colegas. “Viemos aqui para homenagear dois grandes médicos: Dr. Wersley e a Dra. Ângela Cristina, reconhecidamente competentes e com uma história muito bonita na Medicina do nosso estado; então hoje estão aqui por merecimento, recebendo o Título de Cidadão e de Cidadã sergipanos através da Alese”, destaca.

Dr. Wersley agradeceu a acolhida e lembrou que os filhos nasceram em Sergipe

A leitura do pronunciamento do presidente Luciano Bispo foi feita pelo deputado Luciano Pimentel, saudando os jovens médicos que se destacam em campos diferentes da Medicina e ressaltando que Dra. Ângela Cristina ingressou na Universidade Federal de Sergipe (UFS), como endocrinologista, após a aprovação no concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), liderando o ambulatório de doenças neuroendocrinológicas e de doenças ósseas. E Dr. Wersley já realizou vários procedimentos cirúrgicos na área da cardiologia intervencionista. Ambos possuem especializações no Brasil e em outros países.

A mesa foi composta na solenidade, pelo presidente Luciano Bispo, os deputados Luciano Pimentel e Vanderbal Marinho, os médicos homenageados Dra. Ângela Borges e Dr. Wersley Araújo, a presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, regional Sergipe, Dra. Úrsula Burgos e o professor-doutor Manuel Hermínio de Aguiar, representando a Universidade Federal de Sergipe.

Composição da Mesa

No plenário, os pais, irmãos, filhos, amigos, colegas médicos, o vereador e ex-prefeito de Riachão do Dantas, Ivan Macedo, André Paixão, representando o Serviço de Cardiologia e Radiologia de Sergipe, o cardiologista Antônio Carlos Sobral Sousa, o cerimonialista Lupércio Santos, prestigiaram a Sessão Especial. Um vídeo com fotos mostrou a trajetória do casal que se conheceu durante uma das especializações.

Fotos: Joel Luiz