Matos solicita água potável para os moradores de Mata do Cipó em Siriri

Para atentar ao pedido dos morados do povoado de Mata do Cipó, localizado no município de Siriri, o deputado Moritos Matos (PROS) esteve nesta quinta-feira, 3, com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico de Sergipe – Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto.

Durante a reunião que aconteceu na sede da empresa, em Aracaju, o diretor comunicou ao deputado que já existe um projeto para atender aos cidadãos desse povoado. De acordo com diretor-presidente, Carlos Fernandes, o projeto foi elaborado Engenharia de Projetos e Obras Ltda – Enpro – e entregue a Companhia de Saneamento há pouca mais de um mês. “Esse projeto visa o abastecimento da aguá do Povoado Mata do Cipó, pertencente ao município de Siriri distante aproximadamente 12 Km da sede municipal., prevendo o atendimento total de 855 habitantes. E tem o orçamento de R$ 1.155.665,77. Agora precisamos buscar recursos junto ao Governo do Estado e através de emendas parlamentares para custear esse projeto”, explica Carlos Fernandes.

O deputado Moritos Matos disse que era inadmissível que a aguá de Mata do Cipó fosse levada para duas cidades vizinhas (Capela e Dores)quanto o povo que vive nesse povoado não tem o mesmo privilégio. Importante a nossa visita porque nos viemos trazer uma demanda do Povoado Mata do Cipó em relação a água encanada. Fico feliz pelo fato de já ter meio caminho andado, já existe um projeto. O presidente da Deso disse que com esse projeto já fica mais fácil, agora é correr atrás dos recursos, afinal não é uma obra barata”, ressalta o parlamentar.

Segundo dados do projeto, o sistema de abastecimento de água objeto pretende suprir a população residente na área, com água tratada e de boa qualidade. Como critério de atendimento com distribuição porta a porta, considerando a população atual (ano 2017) e futura (ano 2047). Foi prevista no projeto um poço, que levará a água bruta ao reservatório elevado projetado com capacidade para 50. O reservatório estará localizado no povoado na área da Escola Municipal Santo Antônio, em concreto armado, e será instalada em sua parte inferior o dispositivo para cloração através de pastilhas de cloro, interligada na adutora de água bruta.

A partir do reservatório, após a desinfecção será procedida a distribuição através de tubulação e ramais prediais. “Com o projeto pronto agora é correr atrás dos recursos para que no futuro bem próximo o povoado tenha sua água encanada. Isso é importante porque diminuiu um pouco o sofrimento daquele povo que não tem água encanada e que tem que está abastece suas casas com água de tanques, poços artesianos e até mesmo buscar água para sobreviver em riacho. Saiu dessa reunião satisfeito com essa notícia do projeto e agora é somar forças para que ele saia do papel e vá para prática”, enfatiza o deputado Moritos Matos.

Por Assessoria Parlamentar