logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Mastologista informa na Alese que mais de 400 novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados em SE

Quatrocentos e 70 novos casos de câncer de mama são esperados no Estado de Sergipe em 2016, principalmente nos municípios de Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana.

Goretti Reis fala sobre a importância do Outubro Rosa

Goretti Reis fala sobre a importância do Outubro Rosa

A informação foi passada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe pelo médico mastologista, Maurício de Aquino Resende, ao proferir palestra na manhã desta quarta-feira (19) a convite da deputada Goretti Reis (DEM). O evento foi realizado por conta da programação alusiva à Campanha Outubro Rosa, iniciada na década de 80 nos Estados Unidos, visando estimular as mulheres no sentido de procurar o diagnóstico precoce e auxiliá-las no tratamento.

 

 

Galerias e plenários lotados durante a palestra

Galerias e plenários lotados durante a palestra

Segundo o mastologista, no Brasil, dos 57.120% dos casos e desses, apenas 27% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “As mulheres da zona rural estão morrendo mais e em se tratando de Sergipe, não tem porque as mulheres não estarem sendo atendidas, pois os municípios são próximos de Aracaju. Ainda se morre muito com câncer de mama, apesar de ser um câncer relativamente fácil de ser detectado”, lamenta lembrando que falar sobre de câncer de mama é falar sobre uma doença que tem uma importância social muito grande.

“O câncer de mama é uma doença degenerativa. Uma mulher de 100 anos por si só tem mais risco de ter câncer de mama do que uma mulher de 90 anos. No Brasil, temos uma mortalidade de 12,9 à cada 100 mil habitantes. Na América do Norte, a incidência é muito alta assim como na Europa. O câncer de mama é relacionado ao desenvolvimento do país, da região; é uma doença de avanço econômico”, explica elencando o estresse, a alimentação industrializada, a obesidade, sedentarismo como principais causas da doença.

Importância

Representantes de vários grupos interagiram com o palestrante

Representantes de vários grupos interagiram com o palestrante

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, a deputada Goretti Reis destacou a importância da palestra que contou com representantes do Grupo Mulheres de Peito, da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e de outras entidades a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE).

 

 

 

“Todos os que fazem parte da Frente estão mobilizando as atividades do Outubro Rosa aqui nesta Casa desde 2012, por meio de um projeto de nossa autoria e já é uma lei no nosso estado, que cada vez mais vemos a adesão. Quando eu uso roupas com a cor rosa, quando eu coloco um laço rosa, coloco uma iluminação em um prédio público, estou despertando nas mulheres a importância de fazer um diagnóstico precoce. O câncer de mama é um movimento mundial e cada vez mais o Outubro Rosa tem crescido e mostrado eficiência nos resultados. Trouxemos o doutor Maurício Resende, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, para proferir essa palestra e tirar dúvidas, por ser um profissional com domínio no assunto e com isso, vamos saber mais como devemos nos cuidar e se prevenir”, completa Goretti Reis.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo