Mário Jorge é homenageado com reinauguração do monumento Pássaro Azul

O Poeta sergipano Mário Jorge foi homenageado, na tarde desta segunda-feira, 13, quando foi reinaugurado o Monumento do Pássaro Azul, na praça Tobias Barreto, bairro São José, em frente à Casa do Poeta Mário Jorge. Construída pelo artista plástico Antônio Cruz e doada pela família do homenageado, a escultura em aço materializa o desenho do poeta Mário Jorge, que dá nome ao poema de sua autoria “Pássaro Azul”. A deputada estadual Ana Lúcia, irmã do poeta, prestigiou a homenagem ao lado de seus familiares. Artistas, poetas, militantes sociais, autoridades sergipanas e amigos também prestigiaram a reinauguração do monumento.

Deputada Ana Lúcia com o prefeito Edvaldo Nogueira

A reinauguração do monumento Pássaro Azul foi da maneira que o Mário Jorge gostava e viveu: Regada a poesia e pela música e marcada pela transgressão. O grupo de teatro da Alese interpretou o poema “Pássaro Azul”, enquanto o Poeta André Lucas emocionou a todos ao recitar o poema “Momento”, com sapatos nas mãos e fazendo o sinal de paz e amor, em referência a Mário Jorge.

“Nós estamos restabelecendo um sonho que mamãe queria realizar antes de partir”, destacou em nome da família, a deputada Ana Lúcia, apontando que, se estivesse viva, sua mãe e mãe do poeta Mário Jorge, Dona Ivone de Menezes, estaria completando 91 anos de idade no exato dia da homenagem. Ana Lúcia contou que o monumento foi inaugurado inicialmente na gestão do então prefeito Almeida Lima, que tinha Ilma Fontes como presidente da Funcaju e que foi a grande idealizadora da homenagem. Depois de seguidas reformas na Praça Tobias Barreto, a escultura foi retirada e nunca mais recolocada.

Emocionado, o Secretário João Augusto Gama, amigo de Jorge na juventude, rememorou momentos da história de sua geração e da sua própria história ao lado de Mário Jorge, repletos de amigos, alegria, lutas e idéias de transformação.”Mário Jorge é um marco em Sergipe muito forte e tenho certeza que continuará sendo. A sua poesia ficou”, resumiu Gama.

A também amiga e grande entusiasta da obra de Mário Jorge, que ao longo de mais quarenta anos tem dedicado esforços para divulgar a poesia do sergipano, Ilma Fontes, destacou a imortalidade da obra de Mário Jorge. “Estamos aqui rememorando uma pessoa que, em verdade, não morreu. Mário se foi no dia 11 de setembro de 1973, e hoje, dia 13 de fevereiro de 2017, mais de 45 anos depois, estamos celebrando sua obra. É mais tempo do que ele esteve em vida”.

Ilma também abordou a trajetória de Mário Jorge, ressaltando sua dedicação às lutas sociais e sua poesia engajada. “Como não amar uma pessoa que amou tanto a humanidade?” resumiu a poeta, intelectual e amiga de Mário Jorge.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou a atemporalidade da poesia de Mário. “Ele era um poeta que tinha compromisso social, era militante do Partido Comunista do Brasil. Ao mesmo tempo, Mário inovou e quebrou paradigmas, quebrou o formalismo da poesia. Ele fez poesia engajada, social e, ao mesmo tempo, inovadora, renovadora. O que ele escreveu há mais de 40 anos é atual. Por isso ele ainda nos emociona com sua poesia” destacou o prefeito de Aracaju.

Reedição do Concurso de Poesias

A homenagem marcou ainda o restabelecimento do Concurso de Poesia Mário Jorge, por parte da prefeitura de Aracaju. Durante a solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou o decreto que restabelece o concurso, idealizado por Ilma Fontes em 1996, durante as comemorações dos 50 anos de nascimento do poeta. O prêmio passará a ser realizado anualmente e a entrega dos prêmios aos vencedores ocorrerá todo dia 23 de novembro, quando é comemorado o aniversário de nascimento de Mário Jorge.

Ainda durante a solenidade, foi assinado o decreto de doação à prefeitura de 50 troféus pela família do poeta. Confeccionados pelo artista Ará com material reciclável (latas fundidas), os troféus tem o formato do Pássaro Azul e serão entregues nas premiações aos vencedores das primeiras edições do concurso.

Ana Lúcia encerrou seu discurso pedindo prioridade na implementação de políticas públicas culturais e para o fortalecimento desta área estratégica para a sociedade. “Estamos conclamando que não apenas o Prefeito de Aracaju, que tem muita sensibilidade com essa área, mas também o Governo do Estado tenha um olhar mais especial para a cultura, fortaleça a politica que nosso secretário está implementando”, finalizou.

Por Assessoria Parlamentar

Fotos: Divulgação Ascom