A deputada Maria Mendonça (PP) sugeriu a criação de uma comissão parlamentar suprapartidária com a finalidade de dialogar com o governo de Sergipe a respeito das melhorias necessárias na rede estadual de Educação. Após ouvir a explanação da professora Ivonete Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintese), Maria destacou sua preocupação com a demora na solução das dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar da rede pública sergipana.
“O cenário da educação estadual descrito pela representante do Sintese é de desestruturação”, enfatizou a deputada ao pedir que a Mesa Diretora autorize a formação da comissão que deve elaborar sugestões para melhora da qualidade do ensino ofertado nos colégios do Estado.
“Esta Casa não pode ficar omissa ao caos apresentado pelos trabalhadores, onde quase 127 milhões de reais foram perdidos em função da redução no número de matrículas. É necessário que este Poder abrace a causa da educação e busque garantias de que os filhos dos sergipanos que nos trouxeram a este Parlamento tenham direito a educação de qualidade e com profissionais valorizados”, declarou Maria Mendonça.
A deputada ainda manifestou seu apoio à proposta de ensino em tempo integral, que já está sendo aplicada em parte das unidades de ensino. No entanto, Maria mostrou que não se pode pensar em ampliar a estada dos alunos nas escolas sem oferecer condições mínimas para o bom desenvolvimento educacional. “Sou favorável ao ensino integral, mas não no cenário em que se encontra a educação em nosso Estado, onde o aluno se sente mal pela falta de estrutura”, frisou, ratificando seu apelo para que a Alese faça interlocução.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: Arquivo Alese