Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma Indicação de autoria da deputada Maria Mendonça (PP), que sugere a criação de uma campanha de prevenção à depressão no ambiente de trabalho. É no cenário laboral onde se identifica metade de todos os casos classificados como transtornos mentais.
“Informações do Ministério do Trabalho dão conta que o problema ou surgiu ou se agravou em meio às atividades profissionais”, afirmou Maria Mendonça, acrescentando que um relatório divulgado em março passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a depressão como a principal causa de problemas de saúde e invalidez no mundo.
Ao justificar a sua propositura, Maria observou que o número de pessoas que vivem com depressão aumentou 18% em uma década. “É preciso se adotar medidas estratégicas para combater esse mal. Olhando para os números do relatório da OMS percebemos a urgência de conscientizar os trabalhadores sobre os fatores de risco dessa doença que pode ser prevenida e tratada”, afirmou a deputada.
No seu entender, a situação evidencia a necessidade de colocar esse tipo de transtorno no topo da lista de políticas públicas. “Hoje só 3% dos orçamentos de saúde dos governos são investidos nessa área, segundo a OMS”, acrescentou a deputada, ao solicitar que, quando aprovada pela Assembleia, o governo coloque a campanha em prática, motivando empresas a criarem ambientes de trabalho que gerem satisfação e bem-estar aos colaboradores.
“Que essa campanha sirva para mostrar que, adotando um modelo de gestão abusivo e demasiadamente competitivo, a instituição também é prejudicada, além de aumentar os custos com a concessão de auxílios-doença”, ressaltou Maria Mendonça.
Por Assessoria Parlamentar