Maria presta contas das suas ações no primeiro semestre

Por Ascom Parlamentar

Foram 144 proposituras, dentre elas 13 Projetos de Lei – um deles já sancionado pelo Governo – 99 Requerimentos, duas Propostas deEmenda à Constituição, 15 Indicações, nove Moções e seis Emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Esse é um balanço rápido das ações da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), no primeiro semestre deste ano.

“Desejo que, neste segundo semestre legislativo possamos produzir com muito equilíbrio para que o povo seja amplamente beneficiado com nossas atividades”, disse Maria, ao dar as boas-vindas aos colegas e servidores da Casa e ao destacar o papel da imprensa, especialmente, da TV Alese na difusão das atividades parlamentares, garantindo informação de forma democrática.

O semestre, também, foi marcado por grandes eventos propostos pela deputada, como a audiência pública para tratar sobre o empreendedorismo feminino e sessões especiais com temas relevantes para os sergipanos, como doação de medula óssea, situação do rio São Francisco, combate ao acidente do trabalho e saúde do trabalhador. “Além das realizadas pelo nosso mandato, prestigiamos todas as outras promovidas pelos colegas deputados com o propósito de fomentar o debate e contribuirmos com o desenvolvimento de Sergipe e com o bem-estar do nosso povo”,afirmou Maria, citando diversos encaminhamentos que foram feitos visando reforçar as iniciativas propostas.

Projetos

Dentre os projetos apresentados por Maria está o PL 30/2019 que institui noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas públicas e privadas do Estado de Sergipe com o objetivo de orientar os estudantes sobre a importância da Lei, que completa 13 anos no próximo dia 7, bem como a respeito das várias formas de violência impostas às mulheres, não raras as vezes, no ambiente familiar.

Outro projeto, de autoria de Maria, já sancionado é a Lei 8.533/2019, que institui o programa de fomento literatura de cordel nas escolas das redes pública e privada do Estado de Sergipe. “Instituir a literatura de cordel nas escolas é valorizar a nossa cultura e estimular os talentos, muitas vezes não explicitados por falta de oportunidade”, salientou a deputada.

Ela também falou sobre o Projeto que versa sobre a instituição de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo feminino, considerando que a autonomia financeira é um dos fatores importantes na redução da violência doméstica.

Em sua fala, na tribuna da Assembleia Legislativa, Maria destacou a importância do espírito colaborativo de cada colega parlamentar, pois entende que a propositura surge a partir de uma ideia do mandato, mas ela passa a ser da Casa Legislativa quando é apresentada à sociedade.

“É importante sermos solidários e estarmos disponível para colaborar com os colegas”, disse, lembrando que cada deputado chegou ao Parlamento através do voto conferido por uma parcela da sociedade. “Todos são importantes porque representam os anseios das mais diversas camadas sociais. Eu sempre prestigio e me coloco à disposição. Continuarei na mesma direção por entender que quando somamos força, todos ganham e o resultado alcança o nosso povo. Somos um colegiado de 24 membros e se todos chegaram aqui porque têm mérito”, enfatizou.

Foto: Divulgação Assessoria Parlamentar