Maria pede convocação de concursados da Caixa Econômica

Por Aldaci de Souza

Foi protocalada na Assembleia Legislativa de Sergipe, uma Moção de Apelo da deputada Maria Mendonça (PSDB) endereçada ao ministro da Economia Paulo Guedes, solicitando a convocação dos mais de 200 aprovados no concurso da Caixa Econômica Federal. O concurso foi realizado em 2014 e no mesmo documento, a parlamentar apela para que novas agências da instituição financeira sejam abertas visando acompanhar a expansão demográfica nacional e regional.

De acordo com Maria Mendonça, obteve informações por meio do  E-sic (Sistema de Informação do Tribunal de Contas da União), dando conta de que atualmente a Caixa Econômica Federal de Sergipe, possui menos de 700 funcionários para atender aos mais de 2,2 milhões de sergipanos.

“Municípios como Nossa Senhora do Socorro e Lagarto, por exemplo, só possuem uma agência com menos de 20 funcionários para atender demandas municipais e regionais, sobrecarregando o  banco e seus colaboradores, dificultando o atendimento de questões e serviços essenciais”, observa lembrando que no final de abril de 2021, os trabalhadores da CEF fizeram uma paralisação nacional cobrando a convocação dos aprovados.

“Desde o Plano de Demissão Voluntária dos Empregados, as agências do Estado estão com um déficit de 600 funcionários. Entre 2014 e 2021, apenas 88 trabalhadores foram contratados em Sergipe. Se temos 206 aprovados em concurso, aptos para convocação imediata, precisamos fazer isso com urgência para garantir um melhor serviço à população”, entende a deputada.

Foto: Divulgação Ascom