Por Aldaci de Souza
Foi protocalada na Assembleia Legislativa de Sergipe, uma Moção de Apelo da deputada Maria Mendonça (PSDB) endereçada ao ministro da Economia Paulo Guedes, solicitando a convocação dos mais de 200 aprovados no concurso da Caixa Econômica Federal. O concurso foi realizado em 2014 e no mesmo documento, a parlamentar apela para que novas agências da instituição financeira sejam abertas visando acompanhar a expansão demográfica nacional e regional.
De acordo com Maria Mendonça, obteve informações por meio do E-sic (Sistema de Informação do Tribunal de Contas da União), dando conta de que atualmente a Caixa Econômica Federal de Sergipe, possui menos de 700 funcionários para atender aos mais de 2,2 milhões de sergipanos.
“Municípios como Nossa Senhora do Socorro e Lagarto, por exemplo, só possuem uma agência com menos de 20 funcionários para atender demandas municipais e regionais, sobrecarregando o banco e seus colaboradores, dificultando o atendimento de questões e serviços essenciais”, observa lembrando que no final de abril de 2021, os trabalhadores da CEF fizeram uma paralisação nacional cobrando a convocação dos aprovados.
“Desde o Plano de Demissão Voluntária dos Empregados, as agências do Estado estão com um déficit de 600 funcionários. Entre 2014 e 2021, apenas 88 trabalhadores foram contratados em Sergipe. Se temos 206 aprovados em concurso, aptos para convocação imediata, precisamos fazer isso com urgência para garantir um melhor serviço à população”, entende a deputada.
Foto: Divulgação Ascom