2/6/2022
Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese
A deputada Maria Mendonça (PDT) usou a tribuna na Sessão Plenária desta quinta-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Sergipe para falar sobre uma Moção de Apelo feita ao presidente da República, Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Nós apresentamos essa moção com a finalidade apelar ao presidente e ao ministro, porque de fato o Governo Federal tomou uma atitude que é prejudicial às nossas universidades e à Educação Brasileira. Só na Universidade Federal de Sergipe, houve um corte de mais de 15 milhões de reais no orçamento de 2022. Orçamento esse que já estava muito apertado e esse corte é muito significativo”, lamenta.
Maria Mendonça solicitou a Jair Bolsonaro e a Paulo Guedes que repensem o corte orçamentário nas universidades federais do país.
“É preciso que seja reavaliado e que o presidente e o ministro entendam que a Educação garante o desenvolvimento e esse corte vai impactar no desenvolvimento do Programa de Assistência ao Estudante e no funcionamento da própria universidade. Nós não podemos aceitar essa decisão em fazer esse corte de 15 milhões de reais. Estamos colocando essa moção, pedindo o apoio dos colegas para que de fato eles se sensibilizem e tomem as providências cabíveis. Na qualidade de representantes do povo, não podemos aceitar e como educadora eu lamento muito. É preciso que haja a sensibilidade para a garantia dos recursos, que já são ínfimos demais. Os nossos estudantes não podem ser penalizados”, enfatiza.
Foto: Jadilson Simões