logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria Mendonça enaltece contribuição socioeconômica de Itabaiana em seus 129 anos

Ao celebrar 129 de emancipação política do município de Itabaiana, a deputada Maria Mendonça (PP), destacou hoje, 28, na Alese, a significativa contribuição do município Serrano ao desenvolvimento socioeconômico do Estado de Sergipe. Para ela, a relevância da cidade na história sergipana denota o espírito empreendedor nato de sua terra. “A marca do seu povo aguerrido é o comércio forte. Essa capacidade de batalhar está no DNA do seu povo”, enalteceu.

Situada no agreste sergipano, Itabaiana possui o centro geodésico do Estado e reúne também belezas naturais que se confundem aos avanços urbanísticos decorrentes do trabalho destemido dos itabaianenses, conforme salientou Maria. “É um município que possui uma serra portentosa que tornou-se Parque Nacional e nos garante uma brisa gostosa que inebria a todos que lá residem”, descreveu, elencando ainda outros títulos conferidos à cidade, dentre eles, o de Capital Nacional do Caminhão e Princesa da Serra.

A deputada citou o beneficiamento da castanha do Carrilho, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, através de propositura de autoria de Maria Mendonça, aprovada pela Assembleia. Segundo ela, em todas as praias do Brasil é possível encontrar o alimento produzido no povoado itabaianense. “Recentemente a Associação dos Castanheiros esteve na França, onde o produto foi apresentado, através de uma parceria com o Sebrae”, acrescentou Maria, lembrando que “da castanha centenas de famílias retiram seu sustento há décadas, promovendo e contribuindo o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana”.

De acordo com Maria, a prosperidade do município também revela-se nos desportos com o tricolor tremendão da Serra, da Feira Livre que por sua grandeza e diversidade tornou-se um verdadeiro atrativo turístico, da devoção ao Santo Antônio, padroeiro da cidade e até da Bienal do Livro, que através de propositura de sua autoria tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.

Maria Mendonça chamou atenção para os filhos que orgulham a cidade serrana, dentre os quais, a professora Tethis Nunes (in memorian), que ocupou por mais de duas décadas a cadeira de número 39 da Academia Sergipana de Letras e, na ótica da parlamentar, traz em sua memória a expressão do “quanto o itabaianense busca na cultura e no conhecimento se qualificar onde quer que ele esteja, seja no estado ou foro do país, o itabaianense marca seu diferencial”.

Para concluir sua fala, a deputada declamou um poema expressando seu amor e gratidão ao município que lhe ajudou a construir uma história de trabalho e de dignidade. “Itabaiana você é orgulho para os seus filhos. Você é modelo de como crescer. Você é orgulho e destemor, é coragem com valor. Você é saber e empreender. Você é fazer para desenvolver. Você é tudo que somos e queremos ser. Somos felizes por vivermos no seu regaço. Parabéns pelos seus 129 anos de história e por fazer nos orgulhar deste sentimento de lhe pertencer”, declarou Maria Mendonça.

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo