Após acompanhar a palestra do capitão de Fragata, João Batista Barbosa, comandante dos Portos de Sergipe, que, na tribuna da Assembleia Legislativa, abordou a chamada “Amazônia Azul”, última fronteira do Brasil a ser conhecida, a deputada Maria Mendonça (PP) elogiou o trabalho da Marinha brasileira e enalteceu o compromisso da instituição com o desenvolvimento de ações que vão além da defesa das fronteiras e da Nação.
“O trabalho feito por esta corporação sobrepuja países de primeiro muito e isso nos dá satisfação enquanto brasileiros. A nossa autoestima se eleva ao constatarmos o serviço que a Marinha presta à população mais distante dos centros urbanos e mais carente de acesso aos serviços de saúde pública, por exemplo”, comentou a deputada.
O capitão João Batista destacou as ações que visam fortalecer a capacidade da Força Naval na proteção e preservação da área oceânica de 4,5 milhões de quilômetros quadrados que concentra riquezas naturais importantes, como o petróleo da camada do pré-sal.
Para a deputada Maria Mendonça, outras esferas da sociedade devem conhecer de maneira mais específica as ações da Marinha, com vista à valorização da Força Naval do país. “A Marinha tem demonstrado competência e, por isso, é importante que todos reconheçam a relevância destes valorosos homens e mulheres que estão empenhados em garantir o desenvolvimento e a defesa da sociedade brasileira”, finalizou.
Zona econômica exclusiva
Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os países costeiros têm direito a declarar uma Zona Econômica Exclusiva de espaço marítimo para além de suas águas territoriais, o s permite a explorarão de mais recursos e implica na responsabilidade da gestão dessas extensões.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: Jadilson Simões