Por Aldaci de Souza
A deputada Maria Mendonça (PSDB), fez um pronunciamento na sessão desta quinta-feira, 22, na Assembleia Legislativa de Sergipe, para falar sobre recentes entrevistas concedidas em emissoras de rádio, quando a população principalmente de Monte Alegre, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória cobrou melhorias para o abastecimento de água.
“A população está aflita, demandou o problema e nós estamos aqui para tratar da questão. “A situação hídrica do nosso estado no que diz ao abastecimento de água tratada é muito gritante e nós sabemos que este ano, os nossos mananciais receberam pouca água porque as chuvas foram finas e passageiras. Há escassez de água nos mananciais e a Defesa Civil precisa começar a pensar como resolver a situação e mandar água para abastecer os rebanhos. O Governo do Estado precisa botar essa pauta na ordem do dia”, cobrou a parlamentar.
Maria Mendonça afirmou que já solicitou uma audiência na Companhia de Saneamento de Sergipe para discutir o problema. “Para se ter uma ideia, no Povoando Aningas, em Nossa Senhora da Glória, tem toda a tubulação, toda a estrutura, mas tem o líquido precioso passando para abastecer a comunidade. A conta chega, mas a água nunca. Passam quatro, cinco, seis meses sem água e isso requer uma atitude da Deso, que tem técnicos muito qualificados para resolver essa situação. O rio São Francisco passa bem próximo, mas as comunidades estão sofrendo com o desabastecimento”, lamenta ressaltando que a população de Pinhão também vem sofrendo há 45 dias sem água.
A parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado e ao Exército Brasileiro, para que os carros-pipas cheguem até aos municípios para diminuir o sofrimento da população, que se agravou em decorrência da falta de chuvas fortes para acumular água nas barragens, prejudicando também as famílias que sobrevivem dos perímetros irrigados.
Foto: Jadilson Simões