A deputada Maria Mendonça (PP) comentou nesta terça-feira (30) sobre um dos maiores problemas de saúde persistentes no Brasil, as doenças relacionadas ao uso de cigarro. A fala da deputada foi durante aparte ao deputado e médico Vanderbal Marinho que explanou sobre o risco a dependência à nicotina.
Maria Mendonça observou que os dados apresentados devem colocar os órgãos de Saúde em alerta para a necessidade de reforçar as campanhas que conscientizem a população sobre as doenças relacionadas ao uso de derivados de tabaco. “Embora o índice de fumantes no Brasil seja menor que em outros países, devemos nos preocupar porque o cigarro está associado a 50 doenças que matam 200 mil pessoas por ano no país”, disse.
A deputada lembrou que o cigarro tem efeitos nocivos não apenas para os fumantes, mas também para os que convivem com estas pessoas. Segundo Maria, o Poder Público precisa se mobilizar para que o brasileiro abandone o hábito prejudicial à Saúde. “É preciso conscientizar a população a fim de proteger, sobretudo, a faixa etária mais jovem de brasileiros. A mudança dessa cultura terá um impacto direto na redução de gastos com saúde e perda de produtividade, além de desenvolvermos uma sociedade que vive mais e melhor”, concluiu Mendonça.
Por Assessoria Parlamenta