Por Assessoria Parlamentar
Através de quatro emendas inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) relativa ao exercício financeiro de 2021, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) garantiu ações que visam o fortalecimento da transparência, estimulando o controle social e o combate à corrupção. “Temos vivido um momento muito crítico e precisamos estar atentos a todos os mecanismos de combate à corrupção. Há um clamor muito grande da sociedade no sentido de que haja transparência nas ações públicas. E assim deve ser, independente de gestão”, afirmou.
A segunda emenda assegurada pela deputada versa sobre investimento na manutenção do ensino público de qualidade através da ampliação de reformas dos centros educacionais e da garantia do aparelhamento essencial para os professores e estudantes. “A educação é a base de tudo e, para mim, sempre foi e será prioridade”, disse a parlamentar, ressaltando que o tema merece uma atenção especial, principalmente, após sofrer grandes impactos com a pandemia gerada pela Covid-19, quando se alargou, ainda, mais a desigualdade social.
Maria Mendonça, também, assegurou medidas que garantam a ampliação do atendimento especializado para usuários de álcool e outras drogas. “Precisamos fortalecer a política de redução de danos e a ampliação desse serviço para que mais dependentes de álcool ou qualquer outra substância toxicológica possa ser alcançado e receba os devidos cuidados do Estado”, afirmou.
Ela, também, inseriu na LDO, uma emenda que fortalece a participação social visando estimular os cidadãos a avaliarem as políticas públicas implementadas pelo Estado de Sergipe. Para Maria Mendonça, essa presença ativa dos indivíduos representa o fortalecimento da cidadania e do senso de pertencimento.
“A participação do cidadão é essencial em todo o processo de construção social. O Estado precisa garantir esse acesso de modo que os contribuintes, independente de classe social, sejam ouvidos e estejam presentes nas principais discussões relacionadas à criação, ao planejamento e à execução das políticas públicas que favoreçam as suas comunidades”, disse.
Foto: Divulgação Ascom