Por Aldaci de Souza – Rede Alese
É comemorado em 15 de Outubro, o dia daqueles responsáveis pela formação de todos os profissionais: o professor. Dois deputados professores formam a equipe de deputados na Assembleia Legislativa de Sergipe: Maria Mendonça (PSDB) e Iran Barbosa (PT).
Na manhã desta terça-feira, 15, a deputada Maria Mendonça (PSDB), visivelmente emocionada, destacou a importância dos professores na formação dos profissionais da Educação.
“O professor e a professora são os responsáveis por formar todas as profissões. Se não houvesse a figura do professor, não existiria nenhuma profissão: não tínhamos médicos, dentistas, enfermeiros. Os profissionais todos da saúde e de todas as áreas, passam necessariamente pelo professor. Sem a figura do professor, nada aconteceria”, acredita.
Respeito e valorização
Maria Mendonça acrescentou que o professor projeta desenvolvimento e saúde de qualidade.
“É através das mãos do professor, que as profissões se formam e abraçam as causas da sociedade. Professor é alguém especial que precisaria ser muito valorizado e acima de tudo respeitado por toda a sociedade, porque sem ele, o mundo seria muito ruim. Ele merece respeito e é preciso a garantia dos seus direitos, a exemplo de espaço digno para trabalhar com seus alunos e de salários dignos”, complementa.
Luta
Para Iran Barbosa, a luta é que faz com que a categoria consiga avançar na conquista dos direitos. “Já avançamos bastante; o Brasil é um país que há pouco tempo, nós não tínhamos sequer a vinculação dos recursos destinados à educação e na Constituição de 1988,houve a conquista da garantia de um regime de sub-vinculação ao financiamento através de recursos do Fundeb, mas agora estamos na iminência de perder essa conquista para a educação”, lamenta.
Outro avanço do magistério por meio da luta dos professores, foi destacado pelo deputado: em 1996, a conquista do direito de ter o estatuto, planos de carreira e depois a conquista do Piso Salarial. “Avançamos na conquista dos direitos, mas os direitos terminam sempre sendo vilipendiados pelas autoridades gestoras. A gente consegue garantir na lei, mas há um movimento sempre no sentido de descaracterizar as conquistas obtidas. Isso é muito ruim porque sinaliza para os educadores e para a sociedade, que a nossa profissão não é importante, mas nós sabemos do empenho e importância dos educadores”, enfatiza.
Fotos: Jadilson Simões