A deputada estadual Maria Mendonça (PP) participará nesta quinta-feira (22) de uma audiência pública, proposta pela colega deputada Ana Lúcia, para discutir possíveis soluções para evitar o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que fica no município de Laranjeiras (SE). O momento, segundo Maria, “exige a somação de esforços de todos os governantes no sentido de viabilizar a continuidade da operação da empresa no Estado para que a cadeia produtiva não seja desestabilizada”.

 Da tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão dessa quarta (21), Maria destacou que todas as previsões já divulgadas por especialistas são pessimistas quanto ao cenário econômico diante do possível fechamento da fábrica. “Não apenas os empregos serão perdidos e a arrecadação de impostos reduzida, mas os municípios que têm forte atuação no agronegócio, como é o caso de Itabaiana, serão penalizados, na medida em que, o custo da produção deve ser elevado, refletindo no preço final ao consumidor”, pontuou a deputada, acrescentando que pelos cálculos do Sindicato dos Petroleiros, cerca de mil empregos indiretos também estão ameaçados.

 “A manutenção da Fafen”, ressaltou Maria Mendonça, “é uma luta de todos os gestores públicos do Estado de Sergipe”. Segundo ela, é preciso que o Governo, a Assembleia e a bancada federal não meçam esforços para viabilizar uma solução ao encerramento das atividades que pode ser concretizado ainda no primeiro semestre. “Que possamos formar uma comissão que vá até Brasília para dialogar com os diretores da Petrobras”, convocou a deputada, ao considerar ser fundamental “desencadear um processo de valorização da indústria e dos seus trabalhadores, para que as perdas acumuladas nos últimos anos sejam revertidas”.

Por Assessoria de Imprensa