logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria aplaude pesquisador sergipano por estudo de proteína que pode combater o coronavírus

3/3/2022

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apresentou Moção de Aplausos ao pesquisador Hugo César Ramos de Jesus, conhecido como “Hugo de Edivaldo de Zé de Surdo”, do município sergipano de Malhador, pela condução de um estudo no Centre for Blood Research da University of British Columbia, em Vancouver, Canadá, sobre uma proteína que pode representar o fim da pandemia do Coronavírus, causado pela Covid-19.

“Para além de ser um sergipano, o que nos enche de muito orgulho, entendemos que essa pesquisa é de extrema relevância social, pois visa inativar a proteína para que ela perca a sua funcionalidade, impedindo que se desenvolva”, justificou Maria. A propositura será apreciada em breve dias e, no entender da parlamentar, é apenas uma “forma simbólica de reconhecer o trabalho de Hugo, e, sobretudo, de reafirmar a nossa crença na ciência”.

Em sua proposta, Maria explicou que o foco da pesquisa é a análise da principal protease do SARS-CoV-2, conhecida como 3CLpro, a qual busca entender mecanismos moleculares associados à 3CLpro e, também, procura identificar as proteínas humanas que são cortadas por essa enzima. O intuito, destacou, é por fim ao vírus”, resumiu a parlamentar.

Ela ressaltou que “nos últimos dois anos, a população mundial viveu o drama da Covid-19 que trouxe consequências para todos os setores sociais. Acompanhamos o drama de milhões de pessoas que perderam entes queridos, que viveram a experiência de quase morte e tantas outras situações devastadoras. Ao vermos uma pesquisa como essa, e especialmente, sob o comando de um sergipano, isso nos traz um alento enorme”.   

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo