logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Marcos Oliveira destaca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

O deputado estadual Marcos Oliveira (União Brasil) discursou na manhã desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em defesa da ampliação de Políticas Públicas voltadas para contribuintes sergipanos com deficiência. O pronunciamento ocorreu com maior ênfase devido ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído para o dia 21 de setembro pela Lei nº 11.133/2005. A data tem como objetivo central conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A proporção de pessoas com deficiência, com 25 anos ou mais, que concluem a educação básica (ensinos fundamental e médio) é de 25,6%, ou uma em quatro. A identificação destes números é fruto de um estudo sobre deficiência desenvolvido por técnicos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizado no terceiro trimestre de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 18,6 milhões de pessoas, ou 8,9% da população brasileira com dois anos ou mais de idade, declarou ter algum tipo de deficiência. Entre as mulheres, são 10%. Entre os homens, 7,7%. Entre as regiões brasileiras, o Nordeste se destacou com 10,3%.

“Esses dados refletem com a realidade, mas eu pergunto a vocês: onde estão essas pessoas que a gente não se depara com elas nas ruas? Por esses dados, uma, a cada quatro pessoas tem alguma deficiência. Eu respondo: elas estão dentro de casa porque não temos uma cidade acessível. São pessoas, contribuintes, que possuem direitos, mas lamentavelmente seguem sem acesso à cidadania. Temos uma Lei de Acessibilidade que não é respeitada”, destacou o deputado. Sobre este assunto, Marcos Oliveira completou dizendo: “vivenciamos em um só país; com uma Constituição Federal única; com uma só sociedade; e um só ordenamento jurídico. É preciso que essa luta seja ampliada, inclusive por esta Casa Legislativa.”

Radialista

Em alusão ao histórico Dia do Radialista, o deputado parabenizou a classe trabalhadora pelos serviços diários e democráticos desenvolvidos todos os dias. Em nome do radialista João Augusto Celestino de Assis – popularmente conhecido como: Augusto Júnior –, Marcos Oliveira fez questão de destacar a sua admiração para com estes profissionais. “Costumo acordar cedo, e uma das primeiras coisas que faço é ligar o rádio; entro no carro e já ligo também. Estou falando de uma profissão linda que é extremamente necessária para a manutenção da nossa democracia. Em nome do inesquecível Augusto Júnior [falecido no dia 18 de agosto deste ano], estendo aos radialistas os votos de felicitações”, disse.

A data comemorativa se trata de uma homenagem ao compositor e radialista Ary Barroso. Ao longos dos últimos 17 anos esta comemoração segue gerando dúvida; isso acontece em decorrência do longo período em que o Dia do Radialista foi celebrado no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal, assinada em 2006, transferiu para 7 de novembro o dia de homenagem aos radialistas. Ainda assim, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista nas duas datas, conforme, de igual modo, acontece em Sergipe.

 

Foto: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo